De Lula a Ana Maria: Brasil celebra indicações de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar
Fernanda Torres e filme de Walter Salles concorrem em três categorias da grande premiação do cinema

Os brasileiros ficaram em êxtase na manhã desta quinta-feira (23) com as indicações de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, ao Oscar 2025.
Diferentes personalidades celebraram com o reconhecimento da Academia. Uma delas foi a apresentadora Ana Maria Braga, que vibrou ao vivo com Gil do Vigor.
Ana Maria Braga e Gil do Vigor tendo a reação mais Brasil possível ao ver a Fernanda Torres sendo indicada como Melhor Atriz. pic.twitter.com/dutTFqcuzr
— Fábio Garcia (@fabiogaj) January 23, 2025
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) também registrou sua alegria com o anúncio. “A turma de ‘Ainda Estou Aqui’ já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: melhor filme estrangeiro, melhor atriz e, olha, melhor filme. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles”, escreveu, no X (antigo Twitter).
O ator Selton Mello também comemorou no Instagram, com a mensagem: “Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados. Nosso país precisava desse filme, o mundo todo precisava desse filme, nesse exato momento”.
Diversos internautas compartilharam suas reações nas redes sociais. Muitas pessoas em horário de trabalho acompanharam o anúncio ao vivo e registraram o momento. Um grupo da Conspiração Filmes, que coproduziu o longa de Walter Salles, publicou o momento de festa.
We at Conspiração, the coproducing company pic.twitter.com/cFUO7LiZbI
— Gus (@gustavodoceu) January 23, 2025
Indicações de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui ao Oscar 2025
Fernanda Torres foi indicada a melhor atriz e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, concorre tanto a melhor filme internacional quanto a melhor filme. É a primeira vez na história que uma produção brasileira disputa à maior categoria do Oscar.
A atriz carioca concorre com:
- Cynthia Erivo – Wicked
- Karla Sofia Gascón – Emilia Pérez
- Mikey Madison – Anora
- Demi Moore – A Substância
Já o filme de Walter Salles está na disputa tanto de melhor filme internacional quanto de melhor filme. É a primeira vez na história que uma produção brasileira concorre à maior categoria do Oscar.
Os adversários do diretor em melhor filme internacional são:
- A Garota da Agulha – Dinamarca
- Emilia Pérez – França
- A Semente do Fruto Sagrado – Alemanha
- Flow – Letônia
Na categoria principal, de melhor filme, os concorrentes de Ainda Estou Aqui são:
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte Dois
- Emilia Pérez
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked
Confira a lista completa de indicados.