Doze palavras que são a cara de São Paulo
Feche os olhos e pense em São Paulo. Quais imagens aparecem na sua mente? Cidade cinza, cheia de prédios, filas e “bikes” na Avenida Paulista? Quais são as gírias que lembram os moradores da cidade? VEJA SÃO PAULO foi atrás de doze palavras frequentemente usadas para descrever a cidade. O brainstorming tem cores, gírias, arquitetura e situações do cotidiano. […]
Feche os olhos e pense em São Paulo. Quais imagens aparecem na sua mente? Cidade cinza, cheia de prédios, filas e “bikes” na Avenida Paulista? Quais são as gírias que lembram os moradores da cidade? VEJA SÃO PAULO foi atrás de doze palavras frequentemente usadas para descrever a cidade. O brainstorming tem cores, gírias, arquitetura e situações do cotidiano.
+ 32 frases que você (provavelmente) nunca vai ouvir de um paulistano
+17 dicas paulistanas para sugerir às inimigas
1. “Trampo”: É uma verdade universalmente conhecida que se alguém se muda para São Paulo, deve estar em busca de trabalho.
2. “Meu”: Forte candidato a patrimônio imaterial da cidade, a gíria pode ser usada em qualquer frase, em qualquer ocasião.
3. Trânsito: Esse é um patrimônio material mesmo.
4. Balada: Antigo gênero de poesia popular, originário dos países do Norte europeu, e que narra um acontecimento real ou fabuloso, segundo o dicionário Michaelis. Esquece. Em São Paulo significa fervo, farra, festa e noitada.
5. Cinza: Ninguém sabe ao certo se significa poluição, asfalto ou tempo nublado. A certeza é que o termo “cidade cinza” é usado, desde o início dos tempos, como descrição para São Paulo.
6. Prédios: São muitos, de todos os estilos e cores. Verdadeiros corredores que embelezam ou deformam a cidade. Você escolhe!
7. Fila: tem em todos os lugares, não precisa ir longe. Paulistano gosta mesmo de fazer fila.
8. Bike: Bicicletas e ciclovias estão no trending topics do cotidiano do paulistano. O novo jeito de puxar conversa com alguém é perguntar o que ela achou das ciclovias.
9. Lotado: Já deu uma passadinha na estação de metrô da Sé, no centro, às 18 horas?
10. Sussa: Sossegado, tranquilo, “de boa”. Estou sussa.
11. Churras: Amigos, carne, pão de alho, farofa, salada, arroz e cerveja. Voilá, temos um churras!
12. Rolê: dar um rolê, rolezinho, passear. Tem gente que não gosta, mas faz parte da cultura de São Paulo.
+ 31 coisas que todo paulistano de dieta já pensou nos últimos meses