Seis campanhas publicitárias que enganaram muita gente na web
De carro enterrado a vídeo íntimo vazado: histórias virais que depois descobrimos ser puro marketing
Nesta segunda (13), a internet foi surpreendida (ou quase) por um vídeo de Preta Gil armando um barraco em uma lanchonete da rede de fast-food Bob’s. Feita com um celular, a gravação mostra a cantora pedindo seu lanche favorito “com aquele bacon maravilhoso”.
A falta de desenvoltura da moça e a situação pouco provável levantou desconfiança de muita gente. Procurada pela reportagem, a marca não quis se pronunciar sobre o caso.
https://www.youtube.com/watch?v=Ye7aCFmczMU
Esta não seria a primeira vez que empresas e organizações tentaram “ludibriar” internautas com falsas histórias que eram, na verdade, campanhas publicitárias – e deixaram muitos internautas nervosos por terem sido enganados, é verdade. Confira seis delas que fizeram bastante sucesso nos últimos anos:
Em 2013, Chiquinho Scarpa deixou muita gente de cabelo em pé ao anunciar que enterraria seu carro de luxo, da marca Bentley – avaliado em 1,5 milhão de reais -, no quintal de casa. A justificativa do playboy era que teria assistido a um documentário sobre faraós que levavam suas riquezas para o túmulo. Depois de causar muita polêmica, Scarpa anunciou que tudo não passava de uma campanha para conscientização sobre doação de orgãos. Menos mal, que a causa era do bem. “Tem gente que enterra coração, rim, fígado, muito mais preciosos [que o Bentley]. Avise suas famílias que você é um doador”, afirmou na época.
A mulher furiosa da Vila Olímpia
Louca de ódio e armada com um martelo, uma mulher não identificada destruiu um carro estacionado em São Paulo em 2012. Os vídeos logo se popularizaram nas redes sociais com o título de “A louca da Vila Olímpia”. Logo depois, o canal Sony Brasil anunciou que se tratava de uma campanha para divulgar uma temporada da série Revenge, que fala sobre vingança. A louca era, na verdade, uma atriz contratada.
O “vídeo íntimo” de Sabrina Sato
Em 2015, a internet ficou em polvorosa quando um suposto vídeo íntimo de Sabrina Sato vazou nas redes. Mostrando o bumbum da apresentadora, a filmagem caseira ganhou grandes proporções. Tudo não passava de uma campanha para a marca de absorvente Always, como a apresentadora explicou em sua página do Facebook, na época. Em seu perfil, ela contou que ação pretendia chamar a atenção para um problema cada vez mais constante no mundo virtual: o vazamento de vídeos íntimos de mulheres.
O camisa 11 do Barcelona, Neymar Jr., anunciou no ano passado que lançaria seu primeiro álbum de canções com a hashtag “Neymusico”. Muita gente acreditou, afinal o rapaz já tinha cantado nos DVDs do pagodeiro Thiaguinho e do sertanejo Gusttavo Lima. Para piorar a situação, o boleiro chegou a publicar o vídeo de uma canção chamada Yo Necesito, com um trecho de gosto duvidoso: “Para jugar la pelota, yo necesito, ousadia e alegria“. Pelo bem dos nossos ouvidos, a brincadeira fazia parte de uma campanha do chocolate Snickers. Ainda bem!
O amante na janela
Em 2013, um amante (de cueca e tudo) foi flagrado fugindo da janela de um apartamento enquanto o casal brigava na sacada de casa. A cena foi registrada por populares que botaram tudo nas redes sociais. Para a tristeza dos cinegrafistas amadores, a situação foi armada pelo canal Discovery para promover a série Paixões Perigosas.
Muitos ficaram com o coração na mão a saber da história de Daniel, um rapaz que conheceu o “amor da sua vida” em uma balada paulistana e, por acidente, perdeu o contato da moça. O ano era 2012 e a mobilização para encontrar a tal garota chamada Fernanda foi grande. O jovem parecia realmente apaixonado. A marca de celulares Nokia, entretanto, acabou com a alegria da rapaziada e provou que tudo não passava de uma propaganda de celulares. 🙁