Dicas para identificar bolsas de grife autênticas
Sócia do site Etiqueta Única, Patrícia Niemeyer Sardenberg explica como pequenos detalhes podem ajudar na hora de avaliar uma peça de marca usada
O mercado de itens seminovos ganha cada vez mais força na cidade. Para a sorte dos compradores de brechó, as emblemáticas (e empoeiradas) lojinhas se desdobraram em butiques modernas e até em sites e aplicativos.
Nesse cenário, a revenda de artigos de luxo se consolidou como filão. Diversas lojas (físicas e on-line) se especializaram em oferecer apenas bolsas, sapatos e mais acessórios de grifes sonoras como Chanel, Gucci e Louis Vuitton, todos de segunda mão.
Os preços cobrados nesses casos, claro, são frações dos praticados pelas lojas oficiais, o que torna mais fácil aceitar um arranhãozinho ou outro na peça. Difícil mesmo costuma ser confiar na autenticidade dos itens. E se o modelo for uma réplica bem-feita do original?
Para driblar a insegurança do público, o Etiqueta Única, por exemplo, disponibiliza junto aos seus produtos um certificado de autenticidade garantindo a originalidade da peça.
O site oferece também o serviço de autenticação caso você tenha dúvida se algum produto que possui é original ou não.
Abaixo, a sócia da marca, Patrícia Niemeyer Sardenberg, ensina como identificar bolsa originais de três grifes cobiçadas:
LOUIS VUITTON
Materiais e estampas
■ O couro utilizado para fabricação das bolsas é de excelente qualidade, apresentando um desgaste característico com o uso;
■ Muitas bolsas são elaboradas com tecido de algodão. O canvas (lona, em inglês) passa por diversos processos de tratamento para fortalecer a durabilidade e garantir a impermeabilidade;
■ As alças e acabamentos são sempre apresentados em couro legítimo;
■ O monograma da marca sempre forma uma estampa alinhada e simétrica. Verifique o encontro das estampas nas costuras e aplicação de bolsos.
Metais, fechos e costuras
■ Verifique se os fechos e puxadores dos zíperes possuem inscrição com a logomarca;
■ Atente-se ao funcionamento dos zíperes presentes na bolsa. A marca realiza milhares de testes para garantir o padrão de qualidade do material;
■ Os pespontos (ou ponto-atrás) possuem o mesmo número de costuras dos dois lados das alças;
Código de autenticidade e etiquetas
■ Os códigos de autenticidade, presentes no interior dos produtos, possuem letras e números. Podem ser apresentados de diferentes formas: em uma etiqueta interna ou gravado diretamente no forro, seja ele de couro ou outro material;
■ Atualmente, os produtos são fabricados na França, Estados Unidos, Itália, Espanha e Alemanha.
CHANEL
Materiais
■ As bolsas são produzidas em couro de carneiro ou couro caviar;
■ Se encontrar resíduos de cola no couro, atenção! As réplicas são coladas, enquanto as originais são todas costuradas;
Metais, fechos e costuras
■ Modelo 2.55: o fecho é retangular (sem o logotipo da marca) e a alça é uma corrente composta por três elos metálicos entrelaçados;
■ Modelo Flap clássico (foto acima): possui fecho com a logomarca (duas letras C sobrepostas) e alça de corrente com couro entrelaçado;
■ Logotipo: observe a sobreposição da letra C no fecho das bolsas. As originais apresentam o C da direita sobre o C da esquerda na parte superior. Na parte inferior, o C da esquerda aparece sobre o da direita;
■ Na parte de trás do fecho, no interior da bolsa, encontram-se duas palavras: Chanel (à esquerda) e Paris (à direita);
Código de autenticidade e etiquetas
■ Relevo matelassê: nota-se o encaixe perfeito dos padrões em todos os ângulos – no encontro da aba da bolsa com o corpo, nas laterais e na aplicação de bolsos;
■ Na parte interna da bolsa, a logomarca da Chanel está centralizada e gravada em folha de alumínio da cor dos metais;
■ A etiqueta, o adesivo e o design do holograma variam de acordo com a data de fabricação. As produções mais recentes, a partir do ano 2000, contam com adesivo revestindo a etiqueta. Esse adesivo possui um leve brilho (como purpurina), corte nas transversais e o número de série, que varia entre sete e oito dígitos. Esse número é exatamente o mesmo do cartão de autenticidade que vem acompanhando a bolsa.
GUCCI
Materiais
■ Todos os produtos são fabricados com tiras de couro legítimo;
■ Os pespontos devem estar alinhados e perfeitos;
■ As letras G que formam o padrão das peças da marca devem estar visíveis e padronizadas, e não borrados ou cortados. As bolsas em couro possuem o GG marcado no couro, formando uma estampa, nunca impressos em cima da superfície do produto;
Metais, fechos e costuras
■ Os metais e fechos devem ser pesados e muito bem feitos. Normalmente, possuem a logomarca inscrita. Os zíperes podem ser de plástico ou metal. Neste último caso, devem ter o nome da Gucci gravado.
Código de autenticidade, etiqueta e embalagem
■ O número de cada peça está na parte de trás da etiqueta interna (o número superior indica o código do modelo da bolsa). Para os modelos atuais, esse número possui seis dígitos. A logomarca da Gucci deve estar limpa e precisa, além de possuir o inscrito “Made in Italy” embaixo.
■ As embalagens mais antigas eram pretas e prateadas. Depois, foram trocadas para cor de mel e, agora, as mais recentes possuem tom marrom escuro.