Will Smith é banido do Oscar por 10 anos
Decisão foi tomada pela Academia; ator não poderá comparecer a nenhum evento ligado à entidade, mas não está impedido de ser indicado à premiação até 2032
Nesta sexta-feira (8), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas enviou um comunicado dizendo que Will Smith foi banido por dez anos de todos os eventos organizados pela entidade, seja presencial ou virtualmente – o que inclui a cerimônia anual do Oscar.
+Opinião: o que o cancelamento de Will Smith diz sobre Hollywood?
A atitude foi tomada quase duas semanas após a edição de 2022, em que o ator deu um tapa no comediante Chris Rock após uma piada sobre a aparência de sua esposa, Jada Pinkett Smith.
A carta foi assinada pelo presidente da Academia, David Rubin, e pela CEO, Dawn Hudson. Eles dizem que a decisão foi tomada para “um objetivo maior de proteger a segurança dos artistas e convidados, além de restabelecer a confiança na Academia”. A medida vale a partir de hoje até abril de 2032.
Ainda assim, Smith, que já havia se renunciado à Academia, poderá ser indicado em futuras edições do Oscar. Sua estatueta por King Richard está mantida.