O documentário Mise en Scène: a Artesania do Artista está disponível com exclusividade no Globoplay a partir desta quarta-feira (1) e traça um panorama sobre o processo de evolução de um artista, assim como seus métodos de trabalho e inspirações desde a infância.
A partir de um dos pensamentos do filósofo e poeta Rainer Maria Rilke (a frase “talvez criar não seja nada mais do que se lembrar profundamente” abre o documentário), a produção mescla imagens contemplativas com depoimentos de inúmeros artistas.
Antônio Fagundes, Zezé Motta, Camila Pitanga, Dira Paes, Marco Nanini, Gabriel Leone, Cassia Kis, Maytê Piragibe, Bruno Fagundes, Gustavo Miranda, Lucas Oradovschi e Maurício Flórez dão seus depoimentos para a câmera, enquanto Glória Pires narra a produção.
As reflexões de Mise en Scène tocam nos principais desafios da interpretação, no ato de prestar atenção no processo de cada trabalho e, mais próximo do desfecho, na comparação entre o modo como crianças e adultos enxergam os desafios que estão à frente.
Mise en Scène: a Artesania do Artista concorre como melhor documentário no Festival Independente de Cinema de Toronto e também será exibido no Festival Internacional Feminino de Cinema de Toronto.
O documentário é dirigido e roteirizado por Manuh Fontes. A produção é de Fontes, Maytê Piragibe e Leandro Pagliaro.