Em Veneza, Catherine Deneuve protesta contra guerra entre Rússia e Ucrânia
Atriz francesa receberá o Leão de Ouro pela sua carreira no prestigiado festival italiano
Um dos mais prestigiados do mundo ao lado de Berlim e Cannes, o Festival de Veneza começa nesta quarta (31) e vai até o dia 10 de setembro.
Na programação, diversos filmes competem pelo Leão de Ouro, incluindo White Noise, de Noah Baumbach, Blonde, de Andrew Dominik, The Whale, de Darren Aronofsky, e Bardo, de Alejandro González Iñárritu. Fora de competição, o filme Não Se Preocupe, Querida, com Harry Styles e Florence Pugh, é um dos mais aguardados. Vale lembrar que o Festival de Veneza é um dos primeiros eventos da temporada de premiações (que culmina no Globo de Ouro e Oscar).
A atriz francesa Catherine Deneuve é uma das homenageadas da edição de 2022 e receberá o Leão de Ouro pelo conjunto da carreira. Ao cruzar o tapete vermelho (ou melhor, azul), surgiu com a bandeira da Ucrânia colada em sua blusa em forma de protesto contra a guerra, que já dura seis meses.
Ao portal Deadline, Catherine declarou: “sou consciente como muitas pessoas e foi por isso que quis usá-la para a coletiva de imprensa, mas não quero me expressar porque isso está cada vez pior. Minha mente e meu espírito estão com eles, mas não tenho nenhuma declaração a fazer”.