Meditação para um viver criativo: como exercitar a atenção plena
A escritora Bhuvi Libanio ensina técnicas para uma prática mais eficiente
“Talvez você esteja procurando entre os galhos o que somente aparece na raiz.” — Rumi
COMEÇO
Sente-se confortavelmente. Observe se a sua coluna está ereta e se os seus ombros estão relaxados. Inspire profundamente e expire lentamente. Perceba que há vida no seu corpo. Expire lentamente. Permita à respiração acontecer livre.
SENTIDOS AGUÇADOS
Observe. Qual é o ritmo? Qual é a temperatura do ar quando você exala? Qual cheiro detecta no ambiente? Quais sons se fazem presentes? Você está presente? Perceba o toque do objeto que está em sua mão. Inspire. Observe: cada respiração cria um novo momento. Expire.
CONSTANTE E IMPERMANENTE
A meditação é um modo de viver em constante ato criativo. É estar consciente do fluxo da vida, da impermanência e dos opostos: para cada dia vivido, uma noite. Uma pessoa descansa a partir do cansaço. E se hoje você está triste, isso vai passar. A moeda tem duas faces; a faca, dois gumes; você, dois lados. Meditar é colocar uma moeda em pé e compreender: tudo é cara, coroa e mais.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
POSSIBILIDADES INFINITAS
Meditar é encontrar esse centro, espaço onde habita a completude, o todo. Nesse espaço não há limites, mas uma infinitude de possibilidades de ser. No infinito, encontramos a felicidade. Inspire e expire lentamente.
EM BUSCA DA RAIZ
Mergulho no oceano dentro de mim, porque se na superfície os ruídos de palavras, conceitos e demandas amedrontam, no mergulho em mim há o silêncio acolhedor do Amor. A partir desse silêncio, no instante seguinte crio mais vida. Esvazio-me de preconceitos e permito que a verdade me toque. Submersa, os movimentos sincronizam-se, não há eu e o outro. Somos o próprio espaço que ocupamos. Há um universo comum, inteiro em nós.
FONTE CRIATIVA
A verdadeira criatividade está além do ego, vem do coração, sem julgamentos, natural, silenciosa e amorosa. Criar é ato de Amor: não há exigências nem expectativas. Inspire e expire lentamente.
JANELA DE COMPREENSÃO
A meditação é um modo de viver que busca aumentar gradualmente a consciência. E quanto maior ela for, maior será a capacidade de entendimento. Para uma pessoa que se entrega totalmente à meditação, é possível olhar pela mesma janela todos os dias e enxergar diferentes paisagens. A percepção se torna mais aguda, e todos os sentidos ganham mais vida. A atenção plena transcende o eu. Inspire e expire lentamente.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
UMA DANÇA
Eu giro no meu centro. toco o que há ao redor. Ideias. Respondo a cada movimento com outro movimento e fluímos. Inteira, sou capaz de improvisar; desfaço-me de regras em uma dança sem gênero. O ritmo, a existência e eu criamos. ele emerge, natural. A verdade vem do coração.
SILÊNCIO
Não relembrarei o passado nem tentarei criar o futuro. Agora, posso dizer: a meditação mudou o tom das cores, os sons e os aromas. Sobretudo, sentar concentrada em mim e descobrir minha verdade mudou a maneira como enxergo a vida, essa experiência em comunhão com o mundo. Com simplicidade, paciência e compaixão, mergulho cada dia mais, para tocar o céu. Inspire e expire lentamente.
Bhuvi Libanio dedica-se à meditação e ao estudo da espiritualidade. É também escritora e tradutora. Ministra no Instituto Estação das Letras um curso on-line de escrita criativa e meditação.
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 26 de agosto de 2020, edição nº 2701.