Visite o Forte São João, em Bertioga — é de graça!
Um roteiro histórico pelo litoral paulista deve ter, como parada obrigatória, o Forte São João, localizado na ponta sul de Bertioga, ao lado do canal e próximo à balsa. Construído pelos portugueses em 1532, trata-se da primeira fortaleza erguida no Brasil. Sua versão inaugural, feita em paliçada de madeira, foi batizada inicialmente de Forte São […]
Um roteiro histórico pelo litoral paulista deve ter, como parada obrigatória, o Forte São João, localizado na ponta sul de Bertioga, ao lado do canal e próximo à balsa.
Construído pelos portugueses em 1532, trata-se da primeira fortaleza erguida no Brasil. Sua versão inaugural, feita em paliçada de madeira, foi batizada inicialmente de Forte São Thiago — e ficou assim por mais de 200 anos, até que, em 1756, teve o nome mudado para Forte São João.
O local foi refeito de alvenaria pela primeira vez em 1547, por causa de um ataque indígena. Desde 1940, é considerado patrimônio histórico e cultural do Brasil, em tombamento do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). De lá para cá, já passou por pelo menos duas restaurações, a última delas em 2000, quando foi reaberto ao público.
Atualmente, entre os objetos expostos em seu interior, estão a réplica de uma armadura medieval, além de artefatos como canhões de murada, espadas, arcabuzes e capacetes de metal.
Aproveite: a entrada é gratuita e a vista que se tem da ponta da praia é bem bacana. Confira na galeria abaixo imagens de algumas peças expostas no forte:
#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Forte São João
Avenida Tomé de Souza, s/n, Bertioga
(13) 3319-8000
9h/17h (segunda a domingo)
Grátis
* * *
As últimas, direto do litoral:
+ Estreia a nova programação de cinema da Riviera
+ Patinação no gelo: o friozinho do inverno em pleno calor do verão
+ Tempestades de raios no litoral: dicas de segurança