Três locais onde buscar ajuda para amamentar
Estamos em plena semana mundial do aleitamento materno. Entre 1 e 7 de agosto, mais de cem países celebram e divulgam este grade ato de cuidado e amor que tem inúmeros benefícios para o bebê e para a mãe. Sim, as vantagens de amamentar são muitas, mas nem sempre os evidentes argumentos são suficientes para […]
Estamos em plena semana mundial do aleitamento materno. Entre 1 e 7 de agosto, mais de cem países celebram e divulgam este grade ato de cuidado e amor que tem inúmeros benefícios para o bebê e para a mãe.
Sim, as vantagens de amamentar são muitas, mas nem sempre os evidentes argumentos são suficientes para que a mulher consiga dar de mamar exclusivamente ao longo dos seis primeiros meses de vida do bebê e até os dois anos complementando a alimentação (como recomendado pela Organização Mundial de Saúde).
O motivo, em muitos casos é a dificuldade encontrada pela nutriz, que, nos primeiros dias após o nascimento do bebê, pode se encontrar muito distante daquela cena plácida de comercial de cosmético infantil. As mamas doem, às vezes empedram, o leite parece que está pouco (ou vem aos litros), o momento é de fragilidade emocional e sempre, sempre aparece alguém querendo convencer que a fórmula de leite industrializado é uma melhor opção (que engano!).
Diante dessas barreiras muitas vezes inesperadas, diversas mães ficam nervosas, frustradas, deprimidas ou até desistem de amamentar.
Felizmente há grupos de apoio e profissionais especializadas em orientar quem está com dificuldades, garantindo a nutrição e entrosamento entre mãe e bebê. Conheça a seguir três desses locais e o importante trabalho que desenvolvem:
Matrice
Um grupo fundado por mães que, mais do que profissionais de saúde (algumas são), são grandes pesquisadoras e defensoras do amamentar. Seu lema é maravilhoso: “Nossa principal mensagem para as mães é que os problemas existem, mas podem ser superados e elas não estão sozinhas nessa busca”. Realizam encontros semanais gratuitos e abertos ao público na Casa do Brincar, às sextas, das 13h30 às 15h30. Uma de suas fundadoras, Fabiola, que também é doula, atende individualmente – seu contato é (11) 99622-3737.
Casa do Brincar: Rua Ferreira de Araújo, 388, Pinheiros
GAMA
O Grupo de Apoio À Maternidade Ativa oferece diversas formas de suporte e cursos para mães que buscam uma maneira mais natural de lidar com o parto e seus bebês. O atendimento com doulas do grupo no pré e pós parto pode ajudar a ter uma amamentação mais tranquila. Também oferece consultoria para mães de bebês de 0 a 6 meses que estão com dificuldades no aleitamento.
Rua Natingui, 380, Vila Madalena
Casa Moara
O endereço reúne consultórios de obstetras praticantes do parto natural humanizado, pediatras homeopatas, acumpunturista, doulas e outros profissionais da área de saúde e bem estar. O plantão de atendimento para mulheres que estão com dificuldades de amamentar acontece às segundas (das 9h30 às 12h30) e às sextas (das 16h às 17), sendo necessário marcar com antecedência por telefone. O valor da consulta é de R$ 180.
Rua Guararapes, 634, Brooklin, tel.: 5096-2318