Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.

Fique atento à frequência cardíaca

“Sei quando estou bem, quando posso ir além ou quando devo parar. Conheço meu corpo.” Escuto muito isso por aí. Mas pergunto: conhece mesmo? Muita gente se baseia apenas na percepção de esforço para fazer treinos e provas. Um atleta profissional é capaz de entender e respeitar seus limiares. Mas o amador muitas vezes só […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 13h16 - Publicado em 10 jun 2016, 17h48
 (/)
Continua após publicidade

frequencia

“Sei quando estou bem, quando posso ir além ou quando devo parar. Conheço meu corpo.” Escuto muito isso por aí. Mas pergunto: conhece mesmo? Muita gente se baseia apenas na percepção de esforço para fazer treinos e provas. Um atleta profissional é capaz de entender e respeitar seus limiares. Mas o amador muitas vezes só pensa em fazer mais e melhor: a planilha pede 8K em ritmo leve, porém ele está se sentindo tão bem que resolve correr 16K em ritmo forte. Ele não percebe que tem dia para fazer força e dia para pegar leve e que isso faz parte da construção de um bom corredor.

Uma das coisas mais importantes que o corredor – especialmente o iniciante – deve aprender é sobre seus batimentos cardíacos. São eles que definem os resultados dos testes ergométricos e, querendo ou não, são parâmetros de avaliação de desempenho. É também por meio da frequência cardíaca (FC) que se percebe de maneira concreta a intensidade do esforço.

E nada como um simples monitor cardíaco (aquela cinta amarrada no tórax que transmite os batimentos do coração para o relógio) para ajudar, como uma espécie de vigilante do seu corpo. Quando você aprende a mapear sua FC, automaticamente consegue analisar sua evolução e o quão eficientes estão sendo os treinos, além de garantir maior segurança à saúde.

De maneira geral, à medida que você ganha experiência, sua FC vai baixando. Porém, para usá-la a seu favor é preciso ficar atento também a alguns fatores como temperatura (o calor desgasta mais e o corpo, que precisa de mais energia para realizar o exercício), estado físico (se você dormiu mal, por exemplo, isso vai ‘aparecer’ nos seus batimentos mais elevados) e até hidratação (a desidratação debilita o organismo e faz a frequência subir).

Não despreze as informações a respeito de sua FC, uma ferramenta extremamente confiável e importante para sua corrida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.