Mostra exibe acervo de materiais recolhidos em dez países por quinze anos
A exposição 'O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades', de Renato Bolelli Rebouças, está em cartaz na Funarte São Paulo

A mostra O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades, do cenógrafo, figurinista e artista plástico Renato Bolelli Rebouças, está em cartaz na Funarte São Paulo.
A exposição apresenta instalações criadas a partir de diferentes materiais recolhidos em cerca de trinta cidades, em dez países, durante quinze anos — de restos de cenários e figurinos até objetos abandonados nas ruas.
O título da mostra é uma referência aos ‘Gabinetes de Curiosidades e Maravilhas’, espaços criados na Europa a partir do século XVII com coleções de espécies de plantas, animais e minerais encontrados fora do continente europeu.
O enorme acervo, dividido em Natural (Animal, Vegetal e Mineral) e Artificial (Papel, Tecido, Vidro, Cerâmica e Plástico), levanta discussões como o descarte e o consumismo.
A catalogação destes objetos se tornou objeto de pesquisa do doutorado do artista, defendido no Departamento de Artes Cênicas da USP, com a tese “Espaços e materiais residuais em potência performativa: Cenografia Expandida a partir do Sul”.
Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, ☎ 95078-3004. ♿ Todos os dias, 14h/19h. Grátis. @funarteoficial.