Faap comemora 20 anos de residência artística com mostra e conferência mundial
Res Artis 2025 abre em paralelo a duas exposições na instituição
Em 2025, a Residência Artística Faap completa vinte anos. Para celebrar a data, a Fundação abre, na sexta (19), em seu Museu de Arte Brasileira (MAB-Faap) a exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea, que reúne 91 artistas de diversos lugares do mundo que já passaram pela residência artística da Faap. São cerca de 135 obras que hoje integram a coleção do MAB-Faap, exibidas gratuitamente.
Essa, que é a única residência artística universitária da América Latina, recebe artistas nacionais e internacionais todo semestre no Edifício Lutetia, prédio na Praça do Patriarca projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, onde os participantes têm espaço livre para produzir suas obras.
Entre os destaques da exposição, está o libanês Ali Cherri, que participou da Residência Artística Faap em 2007 e veio a seguir uma carreira de destaque internacional, ganhando o Leão de Prata na Bienal de Veneza de 2022. Com uma produção que se destaca pelo vídeo e a instalação, ele exibe na mostra o vídeo Slippage (2007), filmado em Beirute durante a Guerra do Líbano, em julho de 2006.
Outros artistas em cartaz incluem o suíço radicado no Rio de Janeiro Guerreiro do Divino Amor, a peruana Aileen Gavonel, o francês Charbel-joseph H. Boutros, a peruana Rita Ponce de Leon, e a venezuelana descendente de coreanos Suwon Lee.
No sábado (20), das 12h às 17h, acontece um open studio gratuito em que cerca de dez artistas da atual leva da Residência Artística abrem seus ateliês para mostrarem ao público seus processos de trabalho nos oito andares do edifício Lutetia.
Faap recebe conferência internacional
Ainda na temática de residências artísticas, um pouco antes de abrir sua exposição, a partir da quinta (18) até a próxima terça (23), a Faap sedia a Conferência Res Artis 2025 — São Paulo, maior evento dedicado às reflexões e discussões sobre residências artísticas do mundo.
Essa, sua 33ª edição, é a primeira vez que o evento acontece na América Latina, com o título “Outras Primaveras: Florações do Sul Global”. A partir de mais de 60 atividades, como palestras, seminários, exposições e visitas a museus, envolvendo profissionais das artes de países como Alemanha, Angola, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Taiwan e Reino Unido, a conferência vai debater temas como “Amefricanidade”, “O papel da educação nas e em torno das residências artísticas”, inspirado pelo livro “Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez em Primeira Pessoa” (2018).
Figuras relevantes do mundo das artes fazem parte da programação como convidadas, como Benedicte Alliot, diretora da Cité Internationale Des Arts in Paris; Cristina Freire, curadora, pesquisadora, crítica de arte e professora universitária; e os artistas Edgard Calel e Rafael RG, além da jornalista e escritora Bianca Santana.
A Conferência Res Artis é o principal evento global anual da rede de residências artísticas Res Artis. É uma rede internacional que conecta 700 centros, organizações e indivíduos em mais de 80 países, promovendo o intercâmbio cultural e a sustentabilidade das residências artísticas ao redor do mundo. A programação completa e ingressos estão em faap.br/resartis.
Ainda na sexta (19), a Faap promove a abertura do projeto Mezanino Aberto, com a exposição gratuita Entre o Desenho e a Pintura, individual inédita da artista visual e professora da instituição Caru Duprat.