Exposição fotográfica no MIS explora o lado colorido da capital paulista
Fotógrafo Rafa Rojas foge do senso comum ao registrar a arquitetura e o espaço urbano paulistano
As cores da capital paulista brilham na nova exposição fotográfica do Museu da Imagem e do Som (MIS). A temporada de 2024 do projeto Nova Fotografia começou neste mês com uma mostra de Rafa Rojas, chamada Cores de São Paulo. Em uma série de imagens, o fotógrafo de Santo André explora a vivacidade da capital paulista, considerada cinzenta pelo senso comum.
Para apresentar esse outro lado da cidade, Rojas recorre à arquitetura e ao espaço urbano paulistano. Seu estilo de fotografia de rua é marcado pela geometria e pelo olhar poético para os pequenos detalhes do cotidiano. Duas influências do profissional, que correspondem a essas características, são os filmes do diretor Wes Anderson e o livro The Americans, de Robert Frank, um dos fotógrafos mais influentes do século XX.
Entre as imagens estão registros do entardecer em São Paulo, prédios coloridos e cenas do dia a dia, como um vendedor de algodão-doce e uma pessoa com um guarda-chuva colorido.
O Nova Fotografia é um projeto anual do MIS que seleciona, por meio de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma individual no museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS.
O primeiro selecionado do ano é Rafa Rojas. Além de fotógrafo, Rojas é editor e curador. Ele publicou o livro Underground stories em 2021, cocriou a revista Imagem Vertigem no ano seguinte e já teve trabalhos publicados em periódicos como LensCulture, Noice Magazine e Street Photography Magazine.
Museu da Imagem e do Som (MIS). Avenida Europa, 158, Jardim Europa, ☎ 2117-4777. ter. a sex., 10h/19h. Grátis. Até 17/3. mis-sp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de fevereiro de 2024, edição nº 2880.