Restaurantes celebram o Carbonara Day
Nove endereços recomendados onde o prato italiano está em destaque nesta quinta (6) por iniciativa da Rede Gastronômica da Câmara de Comércio Italiana de SP
Esse macarrão é tão famoso que ganhou um dia só para ele. Falo do espaguete à carbonara e sua inúmeras variações que são celebrados nesta quinta (6). É o Carbonara Day, que rola em quinze restaurantes da cidade servem o prato produzido da forma tradicional ao custo que varia de 58 reais a 110 reais.
Embora o evento seja organizado pela Rede Gastronômica da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), cujo objetivo é a difundir o prato como é feito na Itália, selecionei aqui nove dos meus preferidos, publicados em VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER — e vale um adendo: a ideia da receita original está dando muito o que falar depois das declarações de Alberto Grandi, professor de História da Alimentação na Universidade de Parma e autor do livro Denominazione di Origine Inventata (denominação de origem inventada), dizendo que teriam dedos de americanos na invenção desse molho romano no período pós-II Guerra Mundial na capital italiana.
Independentemente de qualquer conflito sobre a origem do carbonara, feito de guanciale ou bacon mas sempre com ovo, essa é uma massa indispensável. Confira nove lugares onde saborear a pedida:
Basilicata Cucina
Rosto conhecido nacionalmente depois da participação no reality culinário Mestre do Sabor, da TV Globo, Rafael Lorenti mudou em agosto o nome do restaurante. Antes Basilicata Trattoria, passou a ter o passou a ter o aposto Cucina. Valor do carbonara: 62 reais (inclui taça de vinho tinto).
O imóvel ganhou um agradável deque à esquerda da entrada, onde antes ficava um par de vagas de estacionamento, cercado por um “muro” baixinho de plantas e com árvores no entorno. Valor do carbonara: 88 reais.
Due Cuochi Cucina
A casa, fundada por Ida Maria Frank no Itaim Bibi, multiplicou-se por mais dois endereços, o Shopping Cidade Jardim e o edifício de escritórios Morumbi Corporate. Valor do carbonara em todas as unidades: 89 reais.
É o restaurante da loja de vinhos da World Wine na Vila Nova Conceição. Valor do carbonara: 104 reais (inclui taça de vinho).
Foglia Forneria Artigianale
O bonito endereço montado pelo restaurateur Marcelo Fernandes catorze anos atrás parece ter, finalmente, encontrado o ocupante certo — por lá, não vingaram os moderninhos Clos de Tapas e Clos nem o izakaya Kurâ. A casa da Vila Nova Conceição é sede da Foglia Forneria Artigianale, estreante que leva o título de melhor pizzaria da cidade pelo guia COMER & BEBER. Montado em sociedade com o empresário Sergio Degese (ex-LVMH), o misto de pizzaria e trattoria tem receitas de Franco Ravioli e do filho dele, Lorenzo Ravioli, família que foi dona da extinta Pizza Bros. Valor do carbonara: 85,39 reais
Oferece uma das vistas mais espetaculares da cidade, uma vez que ocupa a cobertura de um prédio comercial numa das áreas mais altas de Santana. Tanto que há disputadas mesas sobre uma plataforma giratória que permitem apreciar a vista enquanto transcorre a refeição. Valor do carbonara: 110 reais.
Completou 18 anos a casa pioneira aberta pelo empresário Juscelino Pereira, à frente da holding Hervilha, composta pelo Piselli Sud (☎ 3031-5404) e pela filial da Associação Comercial de São Paulo (☎ 3180-3760). Valor do carbonara em todas as unidades: 95 reais
O endereço italiano faz parte do complexo gastronômico Vila Anália, eleito a estreia do ano pela mais recente edição do guia COMER & BEBER. Valor do carbonara: 79 reais.
Zena Cucina
Nos dias quentes, os lugares mais agradáveis e mais disputados ficam na varanda da entrada do Zena Caffè, que mudou de nome. É ali que uma galera animada aparece para provar as receitas do midiático Carlos Bertolazzi. Valor do carbonara: 69 reais.