Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Nove vinhos de até 59 reais para comprar no supermercado

Para você abastecer a adega sem gastar muito, fiz uma seleção de nove vinhos que não pesam no bolso. O mais caro deles custa 59 reais. Afinal, é preciso ficar esperto já que essas bebidas importadas devem sofrer um aumento de até 16% em impostos. + Os ótimos tintos da vinícola paulista Guaspari Nessa seleção, […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 13h57 - Publicado em 4 dez 2015, 20h23
Vinhos Pão de açúcar 2
Vinhos Pão de açúcar 2 (/)
Continua após publicidade
Taça cheia: sem crise

Taça cheia: sem crise

Para você abastecer a adega sem gastar muito, fiz uma seleção de nove vinhos que não pesam no bolso. O mais caro deles custa 59 reais. Afinal, é preciso ficar esperto já que essas bebidas importadas devem sofrer um aumento de até 16% em impostos.

+ Os ótimos tintos da vinícola paulista Guaspari

Nessa seleção, não coloquei apenas garrafas nossa parceira de Mercosul, a Argentina. Há também rótulos de Portugal, Espanha e Itália, além do Chile. Além de um único branco para quem quer refrescar o paladar, há oito tintos para desarolhar agora. São vinhos para quem não se importa em ficar girando a taça e sair procurando os aromas mais incríveis do planeta. É diversão sem compromisso.

Continua após a publicidade

Casa Santa Luzia

Vinhos Sta Luzia 2

Seleção com rótulos do Chile, da França e da Espanha (Fotos: divulgação)

Pérez Cruz Reserva Cabernet Sauvignon (53,00 reais)
De uma vinícola relativamente jovem do Chile vem este tinto produzido na região de Maipo. É feito com a uva cabernet sauvignon e combina com carnes feitas sem muita firula.

Continua após a publicidade

Ventoux Prestige des Grandes Serres (R$ 55,00 )
A região francesa do Rio Rhône é responsável por tinto frutados e aromáticos. Esse não foge à regra e não machuca a carteira.

Valtravieso Joven (58,00 reais)
Originário da região espanhola de Ribera del Duero, não leva apenas a mais famosa uva tinta espanhola, a tempranillo, mas uma mistura na qual entram ainda a tinta fina, a cabernet sauvignon e a merlot.

Pão de Açúcar – Jardim Paulistano

Vinhos Pão de açúcar 2
Continua após a publicidade

Dois portugueses do Alentejo e do Ribatejo mais um argentino de Mendoza

Montado Tinto (32,90 reais)
Uma das maiores vinícolas de Portugal e muita conhecida dos brasileiros pelo Periquita, a José Maria da Fonseca tem um extenso portfólio em todas as faixas de preço. O Montado leva uvas de nomes divertidos: aragonês, trincadeira, alicante bouschet, além da francesa syrah. É um corte notas mais doces e frutadas, típicas da região do Alentejo.

Cabeça de Toiro Reserva Tinto (52,90 reais)
Outro português que não faz feio. É elaborado no Ribatejo com as castas touriga nacional  e castelão. Tem a vantagem de se beneficiar dos efeitos da madeira, uma vez que passa nove meses em barricas de carvalho francês. Para quem está pensando em fazer um queijo e vinho com amigos, achou a garrafa certa.

Susana Balbo Crios Syrah Bonarda (53,90 reais)
Enóloga renomada, Susana Balbo, que tive o prazer de conhecer anos atrás em uma matéria que fiz para a extinta Gazeta Mercantil, elabora vinhos simples e muito benfeitos para o selo Crios.  É o caso dessa mescla de bonarda, a uva tinta italiana que se tornou um dos ícones da argentina, com a francesa syrah.

Continua após a publicidade

St Marche

Vinhos Sta Maria 2

Um italiano do Piemonte mais dois argentino de Mendoza

Lazolla Dolcetto (45,90 reais)
Uma das regiões italianas mais badaladas pelos amantes de vinho, o Piemonte não é sinônimo apenas de grandes rótulos. Dos basicões produzidos por lá, dá para investir nesse tinto da uva dolcetto importado pela própria rede de supermercados.

Continua após a publicidade

Portillo Sauvignon Blanc (56,50 reais)
Entre os oito tintos, escolhi esse branco para quem quiser um aperitivo antes do almoço ou para quem está apenas a fim de comer um peixinho ou até ostras. Com aromas de frutas como maracujá e hortaliças como pimentão, o exemplar da uva sauvignon blanc é dos mais refrescantes.

Familia Gascón Syrah (59 reais)
Uma das mais tradicionais vinícola da argentina, a Escorihuela Gascón tem esta linha básica, que não deixa a desejar. É um tinto mais encorpado que vai bem com carnes. No paladar, é macio e fresco.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos jurados MasterChef

Com reportagem de Saulo Yassuda

Caderno de receitas:
+ Suflê de queijo gruyère, do Marcel
+ Galette de ovo, presunto e emmental, do Sarrasin
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.