Kaiseki, um banquete especial no Hideki
Jo Takahashi ficou conhecido pelas produções culturais que realizava quando era diretor da Fundação Japão. Takahashi ingressa agora no mundo da gastronomia. Com sua empresa Dô Cultural, está por trás do mês do kaiseki que o chef Hideki Fuchikami lança em 9 de agosto e se estende até 4 de setembro no restaurante Hideki da Bela […]


Kaiseki: banquete em dez etapas (Foto: Fabiano Cherchiari)
Jo Takahashi ficou conhecido pelas produções culturais que realizava quando era diretor da Fundação Japão. Takahashi ingressa agora no mundo da gastronomia.
Com sua empresa Dô Cultural, está por trás do mês do kaiseki que o chef Hideki Fuchikami lança em 9 de agosto e se estende até 4 de setembro no restaurante Hideki da Bela Vista . Será oferecido apenas no jantar por R$ 165,00, preço que inclui o serviço, mas não as bebidas.
Esse banquete segue o estilo de Kyoto, antiga capital do Japão e uma das mais refinadas mecas culinárias do país do Extremo Oriente. Takahashi explica que a refeição procura realçar cinco sabores: o salgado, o amargo, o azedo, o apimentado e o doce.
“Além da qualidade dos ingredientes, a forma de elaboração é igualmente importante”, sublinha Takahashi. Reúne os métodos assado, cozido, a vapor, cru e frito. Os alimentos devem expressar cada uma das estações do ano, para “reforçar o seu caráter sazonal com beleza e elegância”.
A sequência, como explica Takahashi, inclui zen-sai (entrada cozida ou crua com ingredientes que simbolizam a terra, o mar e a montanha), dobin-mushi (caldo branco suave servido na chaleira), sunomono (receita agridoce), otsukuri (sashimi), nimono (um cozido), mushimono (sugestão feita em banho-maria ou no vapor), yakimono (grelhado), oshokuji (sushi), aguemono (fritura) e mitsumame (sobremesa). Para acompanhar, agari, o chá verde mais potente. Os pratos serão condimentados com shoyu Kikkoman, fornecedor oficial da cozinha da família real japonesa.

Fuchikami: responsável por preparar a série de jantares (Foto: Fabiano Cerchiari)
Na terça, 9 de agosto, às 19h, haverá uma abertura especial com palestras do mestre Kaoru Ito e da monja Coen. “Será uma reflexão da relação do homem com a natureza”, diz Takahashi.