Depois de marcar presença na final do MasterChef Brasil, o liceu culinário Le Cordon Bleu deve chegar ao Brasil em maio
Um dos diretores do Le Cordon Bleu, Arnaud Guerpillon esteve em São Paulo no dia 16 de dezembro de 2014 para participar da final do MasterChef Brasil. O representante de um dos mais prestigiados liceus de gastronomia do mundo entregou à vencedora Elisa Fernandes um dos prêmios da noite: o curso de três meses na matriz parisiense. Aproveitei […]
Um dos diretores do Le Cordon Bleu, Arnaud Guerpillon esteve em São Paulo no dia 16 de dezembro de 2014 para participar da final do MasterChef Brasil. O representante de um dos mais prestigiados liceus de gastronomia do mundo entregou à vencedora Elisa Fernandes um dos prêmios da noite: o curso de três meses na matriz parisiense. Aproveitei para pedir para ele detalhar as atividades que Elisa desenvolverá na escola. Ainda na entrevista feita por e-mail, perguntei sobre a presença da escola no Brasil. Guerpillon também garantiu que finalmente o Cordon Bleu chegará ao país neste ano depois de um convênio firmado com o governo do estado do Rio de Janeiro. Não custa lembrar que originalmente a sede seria no Distrito Federal em associação com a Universidade de Brasília, mas parceria acabou não se concretizando.
+ Mohamad, um vitorioso entre os eliminados do MasterChef BR
Como Guerpillon se limitou a uma resposta quase burocrática sobre a instalação da escola, fui atrás de notícias mais quentes com o também francês Roland Villard, chef do Le Pré Catelan, instalado no Hotel Sofitel de Copacabana e conselheiro do Cordon Bleu no Brasil. Villard contou que a dupla de edifícios na Rua da Passagem 175, em Botafogo, onde funcioná a escola, estão praticamente prontos. Inicialmente, deveriam funcionar neste mês de fevereiro . “A inauguração deve ser em maio, quando já terão sido ser recebidos os equipamentos de cozinha e feitas a contratações dos instrutores”, acredita Villard.
+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo
Como se trata de uma parceria com o estado, 20% dos 500 alunos devem ser bolsistas de baixa renda. “Queremos desenvolver uma formação de qualidade. O curso completo terá a duração de 20 meses”. Villard conta ainda que haverá um restaurante no Liceu, no qual será possível aprender na prática as tarefas de cozinha e salão.
Bem, voltando a Guerpillon, que reside na Cidade do México e curiosamente não é formado pelo Cordon Bleu mas pela École Française de Gastronomie Ferrandi, mantida pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris, ele acredita ser importante manter o vínculo com franquias do MasterChef pelo mundo, já que o Cordon Bleu International conta com mais de cinquenta escolas em vinte países.
#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 50%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
É uma estratégia de marketing para manter a marca em evidência entre os amantes da culinária. A primeira participação do Cordon Bleu no MasterChef ocorreu na Austrália em 2010 com um dos instrutores integrando inclusive o corpo de jurados. Depois vieram, Ucrânia, China, Portugal e, agora, o Brasil.
Aqui estão três das perguntas que enviei a Guerpillon por e-mail:
Como é prêmio oferecido à vencedora Elisa Fernandes?
Elisa ganhou um curso completo de três em técnicas culinárias no Cordon Bleu de Paris. O melhor lugar para ser introduzida à gastronomia e arte francesa de viver! O prêmio inclui o equipamento necessário, um kit com trinta peças de cozinha e o uniforme. Elisa também será capaz de absorver e aprender os ensinamentos de nossos chefs, que são totalmente dedicados a passar seus conhecimentos aos estudantes.
Está programado estágio em restaurantes parisienses? Quais?
O programa no qual Elisa está matriculada dará a ela a oportunidade de participar de várias atividades: refeições pedagógicas, visitas à mercados e outras atividades organizadas ao longo do trimestre. Durante os estudos, Ela também terá a chance de encontrar pessoalmente muitos profissionais do ramo culinário
A Cordon Bleu ensaiou fincar sua bandeira várias vezes no Brasil. Desta vez dará certo como foi anunciado em março 2014?
A Cordon Bleu tem o projeto de se estabelecer no Brasil neste ano de 2015. Terá como sede dois edifícios históricos cedidos pelo governo do Estado do Rio de Janeiro no bairro de Botafogo.
+ Receita: cheesecake de Nutella
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.