Da Terrinha terá dois chefs portugueses na cozinha
O empresário Norberto Moutinho promete mudanças nas duas unidades do Da Terrinha. Até o dia 12, ele recebe os chefs portugueses Paula Tomás e Paulo Gonçalves para tomarem conta dos fogões. O restaurateur conta que, desde que abriu o restaurante, sente muita dificuldade em afinar a equipe de cozinha. “São pessoas com vícios de terem trabalhado […]
O empresário Norberto Moutinho promete mudanças nas duas unidades do Da Terrinha. Até o dia 12, ele recebe os chefs portugueses Paula Tomás e Paulo Gonçalves para tomarem conta dos fogões. O restaurateur conta que, desde que abriu o restaurante, sente muita dificuldade em afinar a equipe de cozinha.
“São pessoas com vícios de terem trabalhado em outros restaurantes portugueses da cidade”, diz. Ele também se queixa do desconhecimento técnico de alguns desses profissionais, que também têm dificuldade com equipamentos mais modernos. “Muitos nem sabem o que é um forno combinado.”
Fazer o recrutamento em Portugal foi a forma escolhida para encontrar cozinheiros que tenham intimidade com as bases atuais da culinária portuguesa. Moutinho chegou a fazer anúncios em jornais do Porto, cidade onde nasceu, e também recebeu indicações de donos de restaurantes de lá. Entrevistou a cerca de sessenta candidatos para chegar aos dois finalistas. “Cheguei inclusive a fazer testes no restaurante O Mercado, do chef e amigo Luis Américo”, revela.
A quatro mãos, a dupla de chefs lusos deve reformular os cardápios dos dois endereços. Paula, que traz no currículo passagens pelos restaurantes Veleiros e Pingão, ambos em Perafita, e Casa do Lago, em Mondim de Basto, cidades ao norte de Portugal, será responsável pela casa da Rua Pavão. Lá, ela reforçará a quantidade de receitas ao estilo das regiões da Bairrada e do Alentejo.
Gonçalves, que no momento reside na cidade do Porto, traz uma experiência internacional, em especial na África, onde elaborou os pratos do restaurante Vouzelense, em Luanda, e integrou a equipe de inauguração do Hotel Praia Morena, em Benguela, os dois em Angola. Responsável pelo estabelecimento da Alameda dos Aicás, enfatizará os pratos típicos da cidade do Porto e da região de Trás-os-Montes.
Os novos menus devem entrar no dia 27. A conferir.