Cozinha Tupis, de BH, toma conta do restaurante Cora por uma noite
O movimentado espaço do Mercado Novo, na capital mineira, serve um menu especial na casa do Centro
Por Saulo Yassuda
Um lugar gastronômico cheio de vida em Belo Horizonte é o Mercado Novo. Nas décadas passadas, estava meio abandonado. Mas, nos últimos anos, tem sido reocupado com restaurantes, bares e boxes de comidinhas típicas das Gerais — sem contar as lojas de design e moda — e se tornou um ponto turístico na capital mineira.
Espaço pioneiro nessa retomada, o Cozinha Tupis, aberto em 2018, é um bar-restaurante com os fogões 100% à mostra e menu sazonal. Não conhece ainda? O fundador e chef, Henrique Gilberto, vem à cidade para mostrar um pouco do seu trabalho. Será num jantar na terça (14), a partir das 19h, no Cora, do chef Pablo Inca.
A degustação (R$ 250,00), sob reserva, começa com o pão tipo naan de mandioca e manteiga de torresmo e frituras (acelga, abóbora e couve-flor em tempurá). Para petiscar, tem também frango do zé luiz, frito, numa versão inspirada em um boteco antigo do mercado. A sequência segue com o coração bovino, hortaliças marinadas e purê de beterraba, arroz de pato com miúdos e guisado de lentilha com bochecha suína e coalhada seca.
O arremate é dado com o sorbet de café, parfait de leite, leite queimado e farelo de pão com manteiga. Podem acompanhar a refeição as cervejas do bar Juramento 202, do Grupo Viela, o mesmo do Cozinha Tupis.
Cora
Rua Amaral Gurgel, 344, 6º andar (Edifício FSMJ), Vila Buarque, telefone 3231-4561
Instagram @cora.sp
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de fevereiro de 2023, edição nº 2828
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma