STF suspende transferência de Lula para presídio de Tremembé
Por 10 votos a 1, ministros acolheram pedido da defesa do ex-presidente que até então cumpria pena na sede da PF em Curitiba
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam nesta quarta-feira (7) a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.
Mais cedo, a Justiça tinha determinado a transferência de Lula para a capital. Desde o dia 7 de abril de 2018, o ex-presidente estava preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpria pena de 12 anos e 1 mês de prisão por ter sido condenado no processo do caso tríplex do Guarujá.
O ministro Edson Fachin atendeu a um pedido da defesa de Lula e suspendeu a transferência. Fachin concedeu a liminar durante sessão plenária da corte nesta quarta.
Em seguida, o plenário do STF apreciou se aprovava ou não a liminar de Fachon. Dez magistrados foram a favor a suspensão da transferência. E apenas um votou contra. O único que se opôs foi o ministro Celso de Mello, que apontou que a defesa deveria ter recorrido à Justiça Federal do Paraná.