Adutora que abastece 2,5 milhões de pessoas é desviada para obra do Metrô
Empresa diz que encanamentos originais inaugurados há 83 anos não suportariam obras de escavação para futura estação Santa Clara da linha 2-Verde
Uma das obras realizadas pelo Metrô para o prolongamento da linha 2-Verde está sendo feita sem muito alarde, porém, está recebendo atenção redobrada dos engenheiros: é o desvio de uma adutora responsável por abastecer 2,5 milhões de pessoas na Zona Leste, o equivalente a um quinto de toda a população da capital.
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A obra teve início em janeiro deste ano e deve ser concluída em julho próximo. Ela consiste em um desvio de 205 metros de extensão da antiga adutora Rio Claro, criada em 1939. Para que todo o volume de água continue a passar sem afetar o abastecimento da população, os engenheiros criaram uma espécie de vala de quatro metros de profundidade por quatro metros de largura. Nela, estão sendo conectados tubos de aço reforçados de 1,80 metro de diâmetro, que deve ser o novo caminho por onde passará a água.
Parte da estrutura está sendo feito abaixo de um trecho da avenida Sapopemba, uma das mais movimentadas da região. O tráfego teve que ser desviado para ruas do entorno. O trecho de 205 metros será feito de forma paralela aos dutos originais, instalados há 84 anos. A obra foi necessária para criação de um dos acessos da futura estação Santa Clara. Cálculos feitos pelos engenheiros indicaram que a estrutura existente não suportaria a carga e poderia romper, o que poderia afetar o abastecimento na região. “A adutora não suportaria o recalque do solo da escavação”, diz o engenheiro Marcel Salomão.
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Quando a obra for concluída, e o novo trecho da adutora estiver posicionado, será feita a interligação com o restante da tubulação antiga. Segundo o Metrô, está prevista a interrupção temporária apenas no dia da interligação.
O prolongamento
O prolongamento da linha 2-Verde prevê a criação de oito novas estações. O novo trecho ligará a estação Vila Prudente, já em operação, até a futura estação Penha, num total de 8,4 quilômetros de extensão. No total, serão oito novas estações e um estacionamento para os trens. O valor previsto é de 8,6 bilhões de reais. Quando concluída, data prevista para 2026, deve atender cerca de 320 000 pessoas. A linha 2-Verde, quando a obra for totalmente entregue, deverá ser mais extensa do sistema, com 23 quilômetros de extensão.
Apesar de ser complexo, o desvio da adutora não é a maior obra em andamento no prolongamento da linha 2-Verde. Reportagem da Vejinha de maio de 2022 revelou que a Penha, atualmente parada apenas da linha 3-Vermelha, deve receber outras duas estações, a da Linha 2–Verde e também a da 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).