Shakira é criticada por vender colar com símbolo que lembra nazismo
A cantora vai se apresentar no dia 21 de outubro no Allianz Parque, em São Paulo

Shakira foi alvo de críticas após fãs notarem que o pingente de um colar vendido no site dela parecia com um dos símbolos usados pelos nazistas. O pingente de ouro é formado por um padrão de sol com a inscrição “Shakira El Dorado World Tour”, feito para promover a turnê. A cantora vai se apresentar 21 de outubro no Allianz Parque, em São Paulo, e depois segue para Porto Alegre.
A imagem da peça é similar ao símbolo do Sol Negro, também conhecido como “Schwarze Sonne” em alemão. O site de notícias alemão “Bento” foi o primeiro a publicar texto sobre a questão e apontou a estranha semelhança do colar com a roda solar alemã – que ainda é fortemente associada a grupos ocultistas neonazistas.
https://twitter.com/Billfromwawa/status/1009137788187537413
Embora alguns fãs tenham criticado a cantora colombiana pelo uso do símbolo, outros sugeriram que Shakira pode não ter percebido o significado do emblema.
A produtora responsável pela peça se desculpou em rede social. “O colar que a Live Nation desenhou para a turnê de Shakira foi baseado em uma imagem pré-colombiana. No entanto, alguns fãs expressaram preocupação com sua semelhança não intencional com imagens nazistas. Nós, sinceramente, nos desculpamos por essa similaridade e tiramos o item da nossa coleção”, afirmou.
The necklace Live Nation designed for Shakira’s “El Dorado World Tour” was based on Pre-Columbian imagery. However… 1/
— Live Nation (@LiveNation) June 21, 2018
some fans have expressed concern that the design bears an unintentional resemblance to Neo-Nazi imagery. We sincerely apologize for this inadvertent similarity and have permanently pulled the item from the tour collection. 2/
— Live Nation (@LiveNation) June 21, 2018