São Paulo terá menor incidência de raios neste verão
Previsão do Grupo de Eletricidade Atmosférica não tem relação com a estimativa de chuvas; cidade é a segunda no país em número de mortes por descargas que atingem o solo

São Paulo registrará uma incidência menor de raios neste verão. Previsão do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstra que situação semelhante deve acontecer em toda a Região Sudeste do país.
+ Cidade retira do Tietê 40 toneladas de peixes mortos por poluição
A redução, porém, não está relacionada com a quantidade de chuvas para o período, de acordo com o Elat. Os números são baseados em informações meteorológicas, nas condições dos oceanos e em dados históricos.
Balanço do Elat demonstra que São Paulo é a cidade que registra o maior número de descargas que atingem o solo na Região Sudeste, com 20 000 casos por ano.
O município também é o segundo no país em número de mortes por raios, com vinte casos entre 2000 e 2013. Segundo o Elad, Manaus lidera a lista, com 21 registros no mesmo período.
Concurso
Em 2015, o Elat vai realizar um concurso para eleger a melhor foto de raio do país. Para participar, o autor da imagem deve inscrevê-la no site do grupo.