Continua após publicidade

São Paulo anuncia ‘fase de transição’ e reabre comércio aos poucos

Novas medidas passam a valer já a partir deste final de semana; governo diz que houve melhora nos índices da Covid-19 no estado

Por Vinicius Tamamoto
Atualizado em 17 abr 2021, 03h52 - Publicado em 16 abr 2021, 12h54
Foto lateral da coletiva de imprensa no Palácio de Bandeirantes. Em púlpitos distanciados, membros do governo do estado de São Paulo, todos de máscara, estão de frente para a imprensa.
Vice-Governador do estado de São Paulo Rodrigo Garcia durante a Coletiva de Imprensa (Divulgação/Governo de São Paulo/Veja SP)
Continua após publicidade

São Paulo anunciou o que chama de “fase de transição”. A medida passa a valer a partir deste final de semana e tem duração de duas semanas, anunciou o vice-governador Rodrigo Garcia nesta sexta-feira (16) em coletiva de imprensa. “É para que possamos dar passos seguros, sem risco de retroceder”, falou.

A partir de domingo (18), haverá reabertura do comércio e a permissão de realização de cultos religiosos com restrições. A partir do dia 24 de abril o setor de serviços, como bares e restaurantes, salões de beleza e academias, também poderá funcionar. Os bares, no entanto, só podem funcionar com função restaurante, ou seja, vendendo comida.

“Teremos duas semanas à frente da fase de transição. A primeira semana fazendo flexibilização para o setor do comércio e a segunda agregando o setor de serviços”, disse Garcia.

Veja o que muda: 

  • Shoppings e lojas de rua podem reabrir a partir deste domingo (18), das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total;
  • Atividades religiosas presenciais podem ocorrer a partir deste domingo (18), com protocolos de segurança;
  • Restaurantes e similares podem ter atendimento presencial a partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total;
  • Salões de beleza podem ter atendimento presencial a partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total;
  • Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e público limitado a 25% da capacidade total;
  • Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com público limitado a 25% da capacidade total.

São Paulo ainda enfrenta uma situação grave frente à Covid-19, mas o sistema de saúde do estado apresentou leve melhora nos últimos dias após restrições mais duras impostas pelo governo. A gestão Doria apresentou a sensível melhora como justificativa para a flexibilização.

Continua após a publicidade

Na quarta (14), a taxa de ocupação de UTIs voltadas à doença era de 85,3%, número considerado melhor se comparado há 15 dias, quando a taxa estava em 92,2%. Especialistas da saúde, no entanto, acreditam que é cedo para relaxar medidas.

VEJA A EDIÇÃO DA SEMANA:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.