Russomanno critica ação em homenagem à Consciência Negra: “vandalismo”
Prefeitura incluiu punhos cerrados em semáforos da cidade; candidato criticou intervenção nas redes sociais

A prefeitura de São Paulo instalou em pontos da capital paulista semáforos com punhos cerrados no início deste mês. Os pictogramas, de acordo com a Secretaria da Cultura, fazem alusão a um símbolo utilizado pelo movimento negro e foram alvo de críticas do candidato à prefeitura Celso Russomanno e do músico Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor.
A pasta afirma que as imagens fazem parte de uma “ação especial no combate ao racismo e em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro“.
“Quem fez essa merd*? O punho é um símbolo comunista”, escreveu Roger, pelo seu Twitter, compartilhando uma foto da intervenção na Avenida Paulista. “Lutarei para que atos de vandalismo como esse aqui não ocorram novamente e para que não fiquem impunes”, disse Russomanno, também pela rede social, depois de compartilhar a publicação do músico.
https://twitter.com/celsorussomanno/status/1323732305165324288
A prefeitura divulgou a ação à imprensa na noite de terça (3). De acordo com a administração, os pictogramas “buscam dar visibilidade e o apoio necessários para discutir eliminação das desigualdades e definitiva inserção da população negra em uma sociedade justa”.
Outros endereços que receberam os semáforos temáticos, além das travessias da Paulista, foram pontos do bairro da Liberdade, que segundo a administração, “foi um bairro negro que teve sua memória apagada e agora pode recontar e reafirmar essa história”.
A Vejinha tenta contato com a assessoria de Celso Russomanno, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.