Anhembi promete maior centro de convenções de SP para maio
Grupo Francês investiu 1,5 bilhão no chamado Distrito Anhembi, que inclui ainda o pavilhão de exposições e o Teatro Celso Furtado
No dia 28 de maio, o pavilhão de exposições e o centro de convenções do Anhembi, na Zona Norte, serão reinaugurados em versão repaginada. O grupo francês GL Events, que assumiu a gestão do complexo em janeiro de 2022, investiu 1,5 bilhão de reais nas reformas.
Veja também: após incêndio e restauro de 140 milhões, Cultura Artística reabre em agosto
Com 31 500 metros quadrados e capacidade para 20 000 pessoas, o centro de convenções será o maior da cidade — o que, segundo a concessionária, vai habilitar São Paulo a receber grandes cúpulas políticas e econômicas internacionais. “Vamos concorrer com metrópoles como Lima e Nova York para atrair esses encontros. A estimativa é que São Paulo deixava de gerar 4 bilhões de reais por ano por não poder sediar eventos como as Cúpulas do Clima”, diz Rodolfo Andrade, diretor do Distrito Anhembi — o nome do novo complexo.
– Conheça 24 novidades na cidade para 2024, como o novo Distrito Anhembi
Já o pavilhão, mais voltado a feiras e exposições, promete acabar com alguns inconvenientes do projeto original, como a entrada de chuva e o calor excessivo — o Salão do Automóvel, por vezes, era apelidado do “Saunão do Automóvel”. Agora fechado, o espaço será climatizado com ar-condicionado ao custo de 90 milhões de reais.
A reforma também incluiu o Teatro Celso Furtado, no canto oeste do complexo. O palco — que no passado chegou a receber a apresentação do grupo Jackson 5 e o velório de Raul Seixas — andava relegado a eventos modestos. As 2 786 poltronas assinadas pelo arquiteto e designer Sergio Rodrigues foram recuperadas. Em 2024, a GL inicia a reforma do Sambódromo e a construção de uma arena multiúso para 20 000 pessoas.