Continua após publicidade

Procon já aplicou 3 milhões de reais em multas por preços abusivos

Farmácias e supermercados são os estabelecimentos campeões em infrações, afirma o órgão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 Maio 2020, 15h55
 (Pexel/ Alexa Fotos/ Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

O Procon-SP afirma que desde o início da pandemia por Covid-19 aplicou 3 milhões de reais em multas em estabelecimentos que estavam vendendo produtos com preços considerados abusivos.

De acordo com o órgão, os tipos de endereços que mais apareceram entre os infratores no estado de São Paulo foram as farmácias: as autuações no setor somam 2,3 milhões de reais. Em seguida, aparecem os supermercados, com 800 000 reais em multas. “Foram no total doze supermercados, doze farmácias, oito revendedores de gás e mais dois estabelecimentos comerciais, totalizando 34 fornecedores até agora”, diz o Procon.

As multas são aplicadas por processos administrativos em que as empresas autuadas têm direito à defesa. Nos últimos 40 dias, o órgão divulgou que fiscalizou 2 933 farmácias, supermercados e outros estabelecimentos de 188 cidades do estado. Destes, 90% foram notificados a apresentarem notas ficais da venda ao consumidor final e de compra junto aos fornecedores para a verificação de eventual aumento abusivo.

Desde o início da pandemia, foram registradas 2 500 denúncias para valores considerados exorbitantes na comercialização de álcool em gel e outros itens. “De março até 11 de maio, houve um aumento de 950% nos relatos de preços abusivos (de 247 denúncias em 16 de março para 2 595 em 11 de maio)”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.