Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Presidente da Império de Casa Verde é preso em operação contra tráfico internacional de drogas

Operação cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão em 5 estados do país

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 set 2025, 11h45
Alexandre Constantino Furtado
Alexandre Constantino Furtado (Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

O presidente da escola de samba Império de Casa Verde, Alexandre Constantino Furtado, foi preso nesta terça-feira (23) em uma  operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas internacional e a lavagem de dinheiro. A polícia apontou suspeita de envolvimento de Furtado com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Alexandre também é vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de SP (Liga-SP).

Além da identificação de membros da quadrilha, a operação policial apontou uma estrutura logística montada para transferir a produção de cocaína para a Europa. Também foi identificado um esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo empresas fictícias e investimentos em segmentos formais do mercado, como restaurantes e prestadores de serviços diversos.

A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-SP) e cumpre um total de 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão nos estados de: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Além disso, a operação ainda prevê o bloqueio de bens, direitos e valores até o limite de R$ 291,5 milhões. A ação contou com o apoio da Polícia Militar de São Paulo e da Receita Federal. A reportagem tentou contato com a defesa do presidente da escola e a Liga-SP e assim que tiver a resposta esse texto será atualizado.

Continua após a publicidade

A assessoria de imprensa da Império de Casa Verde afirma que tomou conhecimento do caso nesta manhã e está acompanhando os desdobramentos dos fatos. A agremiação afirmou que não há elementos concretos para qualquer declaração já que que ainda não se confirmou oficialmente o teor da ação ou envolvidos.

Confira na íntegra:

Posicionamento Império de Casa Verde
Posicionamento Império de Casa Verde (Império de Casa Verde/Reprodução)
Continua após a publicidade

Histórico da investigação

As investigações começaram com uma apreensão de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), no dia em fevereiro de 2021.

Na ocasião, policiais federais apreenderam 458 kg de cocaína, que estavam armazenados em meio a uma carga de quartzo e tinham destino final no Porto de Rotterdam, na Holanda.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 29,90/mês