Prefeitura de SP notifica 99 sobre proibição de mototáxi; “Não é terra sem dono”, diz Nunes
Empresa anunciou serviço na capital paulista

A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feira (14) que a empresa 99 não tem autorização para usar motocicletas no transporte de passageiros na cidade.
“Aqui não é terra sem dono, não é terra de ninguém. É uma irresponsabilidade dessa empresa. Fizemos várias reuniões e avisei que eles não tinham autorização. Mostramos estudos de saúde e questão da segurança. Temos 1, 3 milhão de motos na cidade, tivemos aumento do número de mortes no trânsito puxado por acidentes com moto”, alegou o prefeito Ricardo Nunes em uma entrevista nesta terça.
De acordo com o comunicado da prefeitura, é uma ação ilegal e irresponsável por parte da empresa, que descumpre decreto assinado pelo prefeito em janeiro de 2023 que suspende tal modalidade.
Em 2024, entre janeiro e julho, foram registradas 329 mortes de motociclistas na cidade de São Paulo. No mesmo período em 2023 foram 240 óbitos. Um aumento de 37%.
Segundo a prefeitura, a iniciativa da empresa resultará em medidas judiciais e fiscalizatórias e a Procuradoria Geral do Município (PGM) vai notificar a start up sobre a irregularidade do início da atividade. O Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) também anunciou ter notificado a 99.
No documento, “determina-se a imediata suspensão/interrupção de qualquer atividade relativa ao clandestino serviço de utilização de motociclistas para o transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos nesta cidade”.
A reportagem tenta contato com a 99 para obter seu posicionamento diante das declarações do executivo.