Prefeitura conclui reforma em praça da antiga Cracolândia
Anteriormente denominada Praça do Cachimbo, espaço ganhou minipista de skate, quadra de streetball, cachorródromo e área de lazer
A Praça do Cachimbo, assim denominada por ser um dos locais de permanência do chamado fluxo –local onde dependentes químicos de drogas se reuniam para comprar o crack e consumi-lo na Cracolândia–, foi repaginada.
O espaço não tinha o nome oficial de cachimbo. Trata-se de um “batismo” que foi dado devido ao equipamento usado pelos dependentes químicos para consumir o crack.
+Vila Madalena está entre os 15 bairros mais descolados do mundo em 2022
Localizada num trecho da Alameda Cleveland, no Campos Elísios, no Centro, o espaço ganhou brinquedos acessíveis, cachorródromo e área de lazer com minipista de skate e quadra de streetball (basquete em quadra aberta), em investimento de cerca de 400 000 reais. A verba empregada foi a do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), que prevê 100 milhões de reais para entregar 100 quadras até o final deste ano.
O local era um dos pontos mais degradados da antiga Cracolândia, que ocupava a região da Nova Luz durante cerca de 30 anos e, em março deste ano, saiu da região rumo à Praça Princesa Isabel, e, de lá, por outras vias da região central. Os dependentes químicos estavam neste local desde o ano de 2017.
Apesar das várias ações desencadeadas pela administração municipal e Polícia Civil, parte do fluxo ainda permanece nas ruas do centro.