Continua após publicidade

Preços nos supermercados têm alta após pandemia

Associação Paulista de Supermercados divulga relatório sobre variação no estado

Por Agência Brasil
27 mar 2020, 14h26
Supermercado Walmart do Pacaembu (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

Nas últimas semanas, a rotina de alguns brasileiros tem sido a mesma: ficar em casa. Sair só para o necessário. E o supermercado, claro, é uma dessas necessidades. E é aí que as pessoas estão sentindo um dos efeitos econômicos do coronavírus: o aumento de preços.

Para se ter uma ideia, segundo a APAS, que é a Associação Paulista de Supermercados, a batata foi um dos produtos que mais aumentaram: 64%. Seguida pelo feijão, que subiu mais de 50%, e pelo leite, que está 36% mais caro nos mercados da capital paulista e em muitas outras localidades do estado de SP. Molho de tomate, limão, cebola, alho e arroz também registram aumento de preço. O limão, 72% mais caro, já o arroz, quase 10%.

Assine a Vejinha por 19,90 mensais.

 

A Apas informou que os custos dos supermercados com a indústria são repassados para o consumidor, por isso, pode haver variação de preços em relação a matérias-primas e insumos. E acrescenta: muitas vezes o supermercadista fica no dilema de comprar o produto mais caro para oferecer ao cliente ou ficar sem o mesmo produto na loja.

Continua após a publicidade

A recomendação da Apas é para que os supermercadistas não aumentem a margem de lucro, apenas repassem o aumento do custo da aquisição.

Já para o consumidor – diante da impossibilidade de se ficar rodando pelas ruas fazendo pesquisa de preço – o conselho é para que se faça compras conscientes e pensando na coletividade. Ou seja, não fazer estoque para que os outros consumidores também consigam comprar.

+ OUÇA O PODCAST #SPsonha

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.