Continua após publicidade

Paralisação de motoristas deixa população sem ônibus em Sorocaba

De acordo com o Sindicato dos Condutores, 40% dos ônibus da frota continuaram circulando na manhã desta sexta (23), mas usuários reclamavam da longa espera

Por Estadão Conteúdo
23 jun 2017, 11h37
Paralisação de ônibus em Sorocaba: greve pegou usuários de surpresa (Reprodução / Facebook Sindicato dos Rodoviários Sorocaba e Região/Veja SP)
Continua após publicidade

Uma greve iniciada na noite desta quinta-feira (22) pelos motoristas de ônibus pegou de surpresa grande parte dos usuários do sistema de transporte coletivo de Sorocaba, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo. Desde a madrugada desta sexta-feira (23) formaram-se filas nos pontos de embarque de passageiros que se dirigiam para o trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Condutores, 40% dos ônibus da frota continuaram circulando, mas usuários reclamavam da longa espera.

Muitos, como o frentista Paulo de Tarso Abreu, decidiram fazer o percurso para o trabalho a pé. “São quase quatro quilômetros, mas é o jeito, já avisei ao gerente que vou atrasar”, disse.

Os motoristas pedem reajuste salarial de 6%, mais a reposição da inflação, além de aumento no vale-alimentação e participação nos lucros. O consórcio que opera o sistema alega que o atendimento ao pedido afetaria o equilíbrio financeiro do contrato.

Continua após a publicidade

Uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na quinta (22), terminou sem acordo.

O prefeito José Crespo (DEM), que estava em Portugal, antecipou o retorno e convocou uma reunião para discutir a paralisação nesta sexta-feira.

A Urbes, órgão municipal de trânsito e transportes, entrou com pedido no TRT para que, nos horários de pico, 70% da frota de 360 ônibus estejam em circulação. O pedido ainda não foi julgado. O sindicato informou que a greve será mantida até que haja acordo.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.