Inverno começa neste sábado com temperaturas mais altas
Estação vai ser menos chuvosa e termina em 22 de setembro
Na noite deste sábado, 20 de junho, mais precisamente às 18h44, o Brasil se despede do outono e entra no inverno. O dia tem máxima de 28 graus.
Segundo o meteorologista Filipe Pungirum, do Climatempo, o inverno será menos chuvoso e mais quente que a média histórica. São Paulo e Minas Gerais terão chuvas e temperaturas ligeiramente acima da média. As queimadas previstas para o inverno podem ter impacto na saúde, inclusive em síndromes respiratórias, o que inclui este ano a Covid-19, como explica o meteorologista.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
“O inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil. A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus. As fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de ‘porteiras’ para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil. Assim, a maior parte das massas polares que avançarem até o Brasil vão atuar com força sobre os estados da Região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando enfraquecidas ao Sudeste”, de acordo com a Climatempo.
Daqui a três meses, o inverno abre espaço para as flores. Dia 22 de setembro começa a primavera, às 10h31.
*Com informações da Agência Brasil
+ OUÇA O PODCAST COZINHA DO LORENÇATO