Continua após publicidade

Presos ateiam fogo em colchões no Cadeião de Pinheiros

Não houve reféns, mas alguns ficaram feridos. Local tem vaga para 2 176 detentos, mas conta hoje com quase 5 000

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jul 2017, 20h18 - Publicado em 24 jul 2017, 13h03
Cadeião de PInheiros: incêndio após presos colocarem fogo nos colchões (Thinkpress/Veja SP)
Continua após publicidade

Um incêndio foi registrado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, também conhecido como Cadeião de Pinheiros, na Zona Oeste, na tarde desta segunda-feira (24). Procurada, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que os detentos colocaram fogo em colchões. Eles também abriram um buraco entre os pavilhões I e IV.

Segundo a SAP, ninguém foi feito refém, mas alguns presos ficaram feridos. Eles foram atendidos na enfermaria da própria unidade.

As pistas da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, chegaram a ser fechadas por carros da polícia no momento do incêndio. Às 19h30 de segunda-feira, a pista local no ponto em frente ao cadeião continuava interditada.

O Corpo de Bombeiros informou que o chamado foi realizado às 12h30 e três viaturas seguiram para o local. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado e entrou na unidade para restabelecer a ordem. De acordo com a SAP, treze presos seriam levados ao local nesta segunda; porém, devido à manifestação, eles foram remanejados para outras unidades prisionais.

Ainda não se sabe o motivo da rebelião. A SAP afirmou, por meio de nota, que a unidade prisional instaurou “procedimento apuratório”. A Corregedoria Administrativa da SAP também vai apurar o caso.

Continua após a publicidade

O CDP enfrenta atualmente uma superpopulação. São 4 942 detentos para apenas 2 176 vagas. O setor Pinheiros I, onde aconteceu a rebelião, no momento abriga 1383 presos, mas só tem 521 vagas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.