Continua após publicidade

Novo shopping promete mudar a cara da Granja Viana

Inauguração do maior e mais recente empreendimento está prometida para quarta (24), às 18 horas

Por Daniel Salles
Atualizado em 1 jun 2017, 18h39 - Publicado em 19 nov 2010, 22h30
Granja Viana - Shopping_2192
Granja Viana - Shopping_2192 (Fernando Moraes/)
Continua após publicidade

Primeiro vieram os restaurantes, que começaram a pipocar pela região nos anos 80. A década seguinte foi marcada pela chegada de grandes postos de combustível e de hipermercados. Nos últimos anos brotaram redes de fastfood, caso do Habib’s, pet shops superlativas, como a Cobasi, e padarias requintadas, cujo exemplo mais bem-sucedido é a Dona Deôla. Localizada a 30 quilômetros da capital, no município de Cotia, a Granja Viana por muito tempo foi tida como um bairro estritamente residencial.

Associada no passado a ruas arborizadas, com poucos veículos, e ao mais inquebrantável sossego, sua cara mudou. Bastante. Avessa à mudança de perfil da redondeza, parte dos moradores organizou um abaixo-assinado para impedir a construção de um edifício de escritórios nos arredores há uma década. As manifestações culminaram no bloqueio da principal rota de acesso à Granja, a Rodovia Raposo Tavares. O polêmico prédio não chegou a ser erguido, mas nos anos seguintes dezenas de outros projetos comerciais saíram do papel. A inauguração do maior e mais recente deles, o Shopping Granja Vianna, está prometida para quarta (24), às 18 horas.

Com 30 000 metros quadrados de área construída, o centro de compras tem 161 lojas, cinco andares e 1 300 vagas de estacionamento, por ora gratuito. Com funcionamento até a meia-noite, a cobertura vai concentrar metade dos restaurantes, seis salas de cinema, sendo uma em 3D, administradas pela rede Cinemark, e o boliche Stricker, que custou 5 milhões de reais e terá doze pistas. Outra atração do piso é uma praça ao ar livre de 750 metros quadrados, adornada com onze jabuticabeiras de 2 metros de altura e diversos vasos de plantas.

“Ambientes externos são muito valorizados pelos granjeiros”, afirma Felipe Andrade, superintendente do empreendimento. “Um grande caixote de cimento, com poucas janelas e sem áreas ajardinadas, não faria sucesso por aqui.” Mais uma concessão aos moradores da região: animais de pequeno e médio portes poderão circular no local, desde que presos em coleiras ou com focinheiras.

O leque de lojas é variado. Há de cadeias como C&A e Renner a grifes como Carlos Miele e Le Lis Blanc. A loja de mobiliário Etna abrirá ali seu primeiro ponto de venda em shopping na Grande São Paulo. “Daremos destaque a utilidades domésticas e itens de decoração”, conta Carlos Alberto Luzzi de Barros, diretor de expansão da marca. Para janeiro está prevista a inauguração de uma unidade da academia A!Body Tech, que será instalada em uma área de 1 744 metros quadrados.

Continua após a publicidade
Granja Viana - Shopping_2192
Granja Viana – Shopping_2192 ()

De acordo com as estimativas atuais, mais de 20 000 pessoas deverão bater perna no novo centro comercial todos os dias. A construção custou 175 milhões de reais. Para tirá-la do papel, o grupo BRMalls, proprietário dos shoppings Villa-Lobos e Metrô Santa Cruz, contratou quase 3 000 operários. As obras começaram em dezembro de 2008. A empresa ambiciona disputar a clientela de outros empreendimentos do gênero da Zona Oeste.

“Queremos conquistar consumidores que vivem em bairros paulistanos próximos, como o Butantã”, diz Luiz Quinta, diretor de desenvolvimento do grupo. Não à toa, o terreno escolhido para abrigar o Shopping Granja Vianna, equivalente a quatro campos de futebol, fica colado à Rodovia Raposo Tavares, na altura do quilômetro 23,5, em direção à capital. Por esse trecho da via, que costuma anoitecer com congestionamento de 10 quilômetros, trafegam todos os dias quase 160 000 veículos. Com a chegada de mais automóveis, a cara do bairro deverá continuar mudando. Mesmo que alguns moradores não gostem da ideia.


COMPRAS À VISTA

Continua após a publicidade

O Shopping Granja Vianna tem…

30 000 metros quadrados de área construída

161 lojas, entre elas as das grifes Le Lis Blanc e Carlos Miele

1 300 vagas de estacionamento, por ora gratuito

Continua após a publicidade

6 salas de cinema, sendo uma em 3D, da rede Cinemark

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.