Governo de SP revitaliza Trilha da Pedra Lisa, que liga o ABC a Santos
Com um investimento de 1,8 milhão de reais, o projeto revitalizou o traçado histórico da trilha, além de oferecer ações educativas para a comunidade

O Governo de São Paulo entregou, na última segunda-feira (20), a finalização das obras de recuperação da Trilha da Pedra Lisa, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André. Parte do patrimônio ambiental, histórico e cultural do Parque Estadual da Serra do Mar, a trilha foi revitalizada, para ter o traçado original. O projeto de recuperação também incluiu a implementação de guias de uso e manuais de conservação, para assegurar a preservação e o monitoramento contínuo do espaço – além de viabiliza-lo como destino de ecoturismo.
Com um custo de cerca de 1,8 milhão de reais, o projeto recebeu recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID). As melhorias no local foram executadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com acompanhamento da Fundação Florestal.
A iniciativa devolveu à população e aos turistas um espaço que carrega valor histórico e ambiental inestimável, com mais orientação e segurança a esses usuários. A reabertura da trilha também contou com oficinas para capacitar guias turísticos.
Segundo Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania, a entrega da recuperação da Trilha da Pedra Lisa representa um marco importante para a preservação do patrimônio cultural e ambiental. “Este projeto não apenas recupera uma trilha histórica, que remonta às origens da ocupação do estado de São Paulo, mas também reafirma o compromisso do FID na promoção do desenvolvimento sustentável e da consciência ambiental. Paranapiacaba é um símbolo de ecoturismo e história, e a reabertura dessa trilha, com melhorias, fortalece o papel da região como um destino de aprendizado, lazer e conexão com a natureza”.