Continua após publicidade

Governo de SP credita redução na letalidade policial às câmeras policiais

São Paulo teve 30% menos mortes decorrentes de ação policial em 2021 em relação à 2020, segundo dados do Anuário da Segurança Pública

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jun 2022, 20h03
Polícia Militar de São Paulo.
 (Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

O Brasil teve redução de 4% na letalidade policial em 2021, pela primeira vez em oito anos, segundo dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28). Em São Paulo, essa redução foi de 30%, e o governo credita a melhora no índice ao uso das câmeras por policiais militares, além do investimento em armas não letais.

+ Nunes manda à Câmara projeto que prevê “pacotão de bondades” a servidores

O estudo, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que em 2020 foram 814 casos de mortes decorrentes de intervenção policial, e em 2021 foram 570. No estado, atualmente há 8 mil câmeras “grava-tudo” nos uniformes policiais em uso.

Outra medida citada pelo governo como razão para essa redução foi a compra de 7,5 mil armas de incapacitação neuromuscular, uma arma não letal.

+ “Ninguém merece ter a privacidade invadida”, diz aluno filmado em banheiro

Continua após a publicidade

As câmeras nos uniformes da PM viraram alvo de debates entre os pré-candidatos ao governo de São Paulo. O próprio governador Rodrigo Garcia (PSDB) chegou a questionar o uso dos equipamentos, uma medida adotada pelo seu antecessor e colega de partido João Doria (PSDB), mas depois voltou atrás e reconheceu seus benefícios.

Os pré-candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Márcio França (PSB) já afirmaram que pretendem “rever” essa política pública, enquanto Fernando Haddad (PT) é um defensor do uso das câmeras por agentes da segurança pública.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.