Avatar do usuário logado
OLÁ,

Entenda motivo para este verão ser mais chuvoso e mais fresco

Ao contrário do ano passado, o País estará sobre influência do ‘La Niña’, fenômeno que pode trazer mais precipitações e temperaturas mais baixas

Por Vanessa Barone
29 dez 2024, 10h00
previsa-do-tempo-sp-junho-2024
IPTU 2025 está liberado para consulta (Henrique Hanemann/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

A temporada de verão – estação que começou oficialmente às 6h21 do dia 21 – promete trazer um pouco de alívio para quem sofreu com os recordes de calor do ano passado. De acordo com o boletim divulgado pela Climatempo, o verão 2024/2025 terá características muito diferentes – e temperaturas um pouco mais baixas. Isso ocorre sobretudo pela ausência do fenômeno climático El Niño, que dominou o clima global em 2024, aumentando a temperatura dos oceanos e da atmosfera.

O fenômeno teve um grande impacto em todo o País, reduzindo as chuvas. Dessa vez, o clima nacional receberá a influência de outro fenômeno, o La Niña, que provoca o efeito oposto, o de resfriamento dos oceanos. “De forma geral, o El Niño reduz a chuva e o La Niña aumenta”, informa o boletim.

Ainda de acordo com os meteorologistas da empresa, a influência do La Niña trará uma tendência a temperaturas mais baixas, mas com pouca intensidade. Mesmo assim, o fenômeno deve facilitar a formação dos corredores de umidade sobre o País, estimulando mais chuva no Norte, no Centro-Oeste, Sudeste e até em áreas do Nordeste.

Segundo Ana Clara Marques, meteorologista da Climatempo, “o fato do Pacífico Equatorial na costa do Peru estar mais frio em relação à média, já provoca uma mudança na circulação atmosférica global. “Isso leva a efeitos que, para o Brasil, são típicos de um evento de La Niña, mas com fraca intensidade e de curta duração.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.