Continua após publicidade

Doações de sangue caem até 30% em período frio

Instituição necessita de 12 500 bolsas de sangue por mês, mas tem operado com cerca de 10 000

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 31 ago 2017, 10h42 - Publicado em 31 ago 2017, 10h41
Com as baixas temperaturas, as doações de sangue chegam a cair 30% (Divulgação/Acervo Dedoc)
Continua após publicidade

A chegada de uma frente fria costuma trazer transtornos para a Fundação Pró-Sangue. Com as baixas temperaturas, as doações chegam a cair 30%, mas a necessidade de fornecer sangue para pacientes que realizam cirurgias ou vítimas de acidentes não segue o mesmo ritmo. Para abastecer mais de 100 hospitais no Estado de São Paulo, a instituição necessita de 12 500 bolsas de sangue por mês, mas tem operado com cerca de 10 000.

“Há muito tempo, cai a coleta no frio, porque a população não quer sair de casa. Só que o número de atendimentos e procedimentos cirúrgicos continuam. Em julho, tivemos 10 000 bolsas (de sangue) e, em agosto, não deve dar mais do que isso. Estamos preocupados, porque a situação é delicada”, disse Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue.

Segundo Jorge, a crise econômica também tem afetado as doações. “O doador tem direito a um atestado, mas muitos têm a preocupação de a firma não aceitar e correr o risco de perder o emprego”, afirmou.

O médico diz que os tipos sanguíneos mais frequentes na população são o “O” e o “A” e que o “RH” positivo está presente em 85% das pessoas. Mas todos os tipos são importantes para as doações.

“A gente conta com a população para fazer essa doação. Em um hospital, vários equipamentos são comprados, mas, no banco de sangue, a nossa matéria-prima não pode ser comprada, ela é adquirida por meio da solidariedade da população. O sangue não é vendido, é doado e salva vidas. Vejo isso todos os dias aqui.”

Continua após a publicidade

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Documento original com foto é obrigatório. Quem vai doar deve estar alimentado, mas não pode ter consumido alimentos gordurosos no período de quatro horas antes da doação nem ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Homens podem doar até quatro vezes por ano, mas respeitando o intervalo de dois meses entre as doações. As mulheres podem doar três vezes e o intervalo é de três meses. Os postos de doação e demais informações estão no site da Fundação Pró-Sangue. (www.prosangue.sp.gov.br)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.