Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Defesa Civil alerta para mudança brusca no tempo na segunda-feira (22)

Tempestade e queda na temperatura acendem alerta

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 set 2025, 16h00
fortes-chuvas-em-são-paulo-deixam-um-morto
Cidade deve enfrentar chuvas a partir de segunda (22) (Paulo Pinto/Ag Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade

A Defesa Civil de São Paulo emitiu neste sábado (20) um alerta sobre alterações significativas no tempo em todo o estado, com tempestades e queda acentuada de temperatura a partir de segunda (22).

No domingo, o efeito pré-frontal deve elevar as temperaturas, especialmente no interior paulista, onde os termômetros podem atingir 35°C. A baixa umidade do ar deixará o estado em situação crítica para queimadas. Já à noite, a aproximação de uma frente fria deverá provocar tempestades com rajadas de vento, raios e possibilidade de granizo em várias regiões.

Na segunda-feira (22), a frente fria avançará sobre São Paulo, trazendo instabilidade generalizada, com chuvas intensas, ventos fortes, raios frequentes e risco de granizo. Regiões como Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Litoral Norte, Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba devem registrar altos acumulados de chuva. A frente fria também aumentará a agitação marítima, com risco de ressaca no litoral.

Para monitorar possíveis ocorrências, a Defesa Civil ativará, de forma extraordinária, o Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, nesta segunda-feira, das 8h às 18h. O órgão contará com representantes de concessionárias de energia, Sabesp, Corpo de Bombeiros, DER, Polícia Rodoviária, entre outros, visando respostas rápidas a problemas como quedas de árvores, interrupção de energia ou bloqueios em rodovias.

Na terça-feira (23), o tempo deve começar a se estabilizar, com chuvas mais fracas e isoladas, especialmente no norte do estado. O destaque será a queda expressiva de temperaturas, que deve atingir todas as regiões: mínimas de 12°C na Serra da Mantiqueira e Itapeva, 13°C em Presidente Prudente e Marília, 15°C no Vale do Paraíba e 18°C na Baixada Santista. Na capital, a previsão é de mínima de 13°C e máxima de 26°C, contraste marcado com o calor do domingo.

Continua após a publicidade

A Defesa Civil orienta a população a redobrar cuidados com objetos soltos, ventos fortes, destelhamentos, quedas de árvores, atividades no mar e exposição a raios na faixa de areia durante o período de instabilidade.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 29,90/mês