Confira o mapa atualizado do metrô e trens de SP após mudanças
Linhas 7, 10 e 11 têm como terminal a Barra Funda, que está sendo transformada em um 'hub de transporte' pelo governo
O Governo de São Paulo disponibilizou na quinta-feira (28) o mapa atualizado do metrô e dos trens do transporte metropolitano de São Paulo com as mudanças nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que passaram a ter a estação Barra Funda como novo terminal após o término do serviço 710 da CPTM.
O serviço integrava a 7-Rubi, que faz o percurso de Jundiaí até a capital, e a 10-Turquesa, que transporta passageiros desde Rio Grande da Serra, permitindo que as pessoas não precisassem trocar de trem em viagens entre as duas linhas. Com isso, nenhuma das duas possui parada na estação Luz e a Turquesa ganha um trajeto mais longo, com uma estação a mais, a Barra Funda.
Por isso, os passageiros precisam desembarcar na Barra Funda e seguir viagem em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra fazendo a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6.
A mudança já gerou caos e superlotação na estação na quinta, especialmente em horários de pico. Nas imagens, moradores registraram filas nas escadas, para acessar os trens e grande movimentação de pessoas no piso superior de entrada e saída.
Hoje a estação Barra Funda virou um verdadeiro CAOS: trens lotados, confusão, atraso e insegurança.
Tudo isso é resultado direto do fim do serviço 710 e da privatização da Linha 7, que entregou um direito básico à lógica do lucro.
Governo e empresários ganham, o povo… pic.twitter.com/6VsZEXmHfu
— Keit Lima (@keitlimasp) August 25, 2025
As alterações são um teste para consolidar a Barra Funda como um “hub de transporte” em meio a privatização da 7 Rubi, que passa a ser administrada pela TIC Trens a partir do dia 26 de novembro. O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024 e o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.
Outra mudança ocorreu na 11-Coral que, nesta segunda-feira (25), começou a operação assistida em dias úteis até a Barra Funda. A linha de Mogi das Cruzes, que ia até a Luz, agora também tem a Barra Funda como terminal.
Além das linhas 7, 10 e 11, a estação ainda possui o Expresso Aeroporto, a integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos e as conexões com terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.