Cláudio Lembo, ex-governador de SP, morre aos 90 anos
Governo do estado decretou luto oficial de três dias e velório será realizado na Assembleia Legislativa

O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, morreu nesta quarta-feira (19), aos 90 anos. Antigo aluno da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), ele foi vice-governador e governou São Paulo em 2006.
Além de sua atuação política, Lembo ficou marcado por um discurso memorável na Faculdade de Direito da USP, quando, em 10 de agosto, durante as comemorações dos 177 anos da instituição, há 20 anos, defendeu a liberdade intelectual.
“Sem liberdade, o progresso se afasta, porque não existe vigilância sobre as ações dos políticos. Nesse sentido, a USP já fez muito por São Paulo, e como aluno desta casa, peço que mais uma vez seja a defensora da liberdade”, afirmou na ocasião.
O governo do estado decretou luto oficial de três dias. O velório será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Hall Monumental, das 10h30 às 15h, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá, a partir das 16h.
Lembo exerceu também uma série de cargos de destaque, como secretário municipal dos Negócios Extraordinários de São Paulo, secretário de Negócios Jurídicos, chefe de gabinete do ministro da Educação, e assessor de Marco Maciel durante seu período como vice-presidente (1995-1997).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-governador em sua conta no X, antigo Twitter.
Recebi com tristeza e consternação a notícia do falecimento do professor, jurista, acadêmico e ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo. Meu amigo desde os anos 1970, Lembo foi símbolo de Política escrita assim, com P maiúsculo. Representante do campo conservador, sempre tivemos…
— Lula (@LulaOficial) March 19, 2025
O vice-presidente e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin também usou sua conta para prestar homenagem a Lembo.
Ao lamentar o falecimento do governador Cláudio Lembo, transmito os meus sentimentos a D. Renea, José Antônio, demais familiares e amigos, enaltecendo nesta oportunidade o espírito público, a cultura jurídica, a vocação política e a dedicação ao magistério que tão bem o…
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) March 19, 2025