Cemitério São Paulo retoma visitas guiadas mensais
Local histórico abriga esculturas de Victor Brecheret e Alfredo Oliani; passeios regulares não aconteciam desde 2005
Paulistanos e turistas poderão voltar a fazer um passeio único em um local histórico da capital paulista. O Cemitério São Paulo (Necrópole São Paulo), localizado em Pinheiros, Zona Oeste, retoma neste domingo (29), a partir das 10h, as visitas guiadas com frequência mensal.
+ Cemitério da Consolação tem tour no Dia das Bruxas
Inaugurado em 1926, o cemitério reúne uma série de obras de arte, como “Os Anjos”, de Victor Brecheret, e “O Último Adeus”, de Alfredo Oliani, além de abrigar túmulos de personalidades históricas, como o próprio Brecheret e o cineasta e ator José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
Os tours serão coordenados pela historiadora Viviane Comunale e pelo influenciador Thiago de Souza, idealizador do projeto “O que te assombra?”. Ambos são amantes da história dos cemitérios e membros da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC).
As visitas deixaram de acontecer regularmente em 2005 – desde então ocorriam de forma esporádica, em projetos pontuais. A retomada é iniciativa da Cortel São Paulo, empresa que assumiu a concessão em março de 2023 e também administra Cemitério Araçá, Cemitério Dom Bosco, Cemitério Santo Amaro e Cemitério Vila Nova Cachoeirinha.