Continua após publicidade

Banco de sangue da cidade anuncia situação crítica

Por conta das datas de final de ano, aumenta a necessidade de doações e os principais estoques de bolsas atingem níveis abaixo da média; saiba onde e como doar

Por Redação VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 15h29 - Publicado em 4 nov 2013, 18h04

Responsável pelo abastecimento de mais de 100 hospitais da rede pública da região metropolitana da cidade, a Fundação Pró Sangue está com seus estoques de sangue do tipo O positivo e O negativo em situação emergencial. O cenário visto nos bancos do hospital ocorre justamente no mês em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro.

Assim como a Fundação, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou nesta segunda (04) que os estoques de bolsas de sangue de toda a capital estão em situação crítica.A Pró Sangue, que também está com baixo estoque para o tipo A positivo e A negativo, é um dos principais centros de abastecimento dos hospitais paulistanos e não tem recebido um número ideal de doadores.

“Com a proximidade dos feriados de novembro, aumenta a necessidade de doações, por conta do aumento dos acidentes”, comenta Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede Estadual. O Estado de São Paulo utiliza cinco mil bolsas por dia nos hospitais e não recebe nem um terço desse volume. Os cinco pontos que mais recebem doações na cidade, além da Pró Sangue, são Hospital Municipal do Tatuapé, o Hospítal Santa Marcelina, em Itaquera, o Hospital São Paulo e a Santa Casa.

Quem tiver interesse em doar sangue precisa:

  • estar em boas condições de saúde,
  • ter entre 16 e 67 anos,
  • pesar no mínimo cinquenta quilos,
  • estar alimentado (evitando comidas gordurosas nas quatro horas que antecedam a doação e também bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta);
  • levar documento de identidade original com foto.
Continua após a publicidade

A lista com os principais hospitais que realizam coleta de sangue está disponível no site oficial da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.