Avatar do usuário logado
OLÁ,

“As Conchambranças de Quaderna” diverte sem esforço

Inez Viana estreia na direção em comédia com texto do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h10 - Publicado em 15 abr 2011, 18h12

O mundo do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna é muito divertido, mas pouco surpreendente. Seus personagens de “O Auto da Compadecida”, “O Santo e a Porca” e “Farsa da Boa Preguiça”, por exemplo, são tipos populares, a maioria com caráter duvidoso. Por isso a figura do diretor torna-se fundamental. Em cartaz no Sesc Vila Mariana, a comédia “As Conchambranças de Quaderna” estrutura-se em duas histórias curtas, “Casamento com Cigano pelo Meio” e “A Caseira e a Catarina”, e marca a boa estreia na direção da atriz Inez Viana.

Ela imprime personalidade a uma encenação que extrai o riso da plateia sem esforço e utiliza a trilha sonora executada ao vivo para costurar as tramas narradas por dom Pedro Diniz Quaderna. Interpretado por Leonardo Brício, o protagonista usa incansavelmente a lábia para levar vantagem sobre os outros. Na primeira história, ele se envolve no troca-troca de noivos entre duas irmãs, uma delas sua afilhada (Débora Lamm). A segunda traz uma mulher (Claudia Ventura) que processa o diabo porque ele não cumpriu o trato de levar seu marido e a amante para o inferno. Brício se destaca sobretudo na peça de abertura, a melhor, amparado na ágil narrativa e no entrosamento dos demais seis atores. Os diversos painéis que atravessam o palco, fazendo aparecer e desaparecer os personagens, eliminam o fácil recurso do blecaute e valorizam a proposta da diretora. 

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.