Continua após publicidade

Como será o verão em São Paulo após onda de calor histórica?

Cidade bateu recordes de temperaturas máximas na primavera

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 out 2020, 18h09 - Publicado em 7 out 2020, 18h08
Imagem mostra vista área do centro de São Paulo
 (DARIO OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO/Veja SP)
Continua após publicidade

O clima no mês de setembro e neste início de outubro foi de temperaturas altas e acima do normal. A capital paulista bateu recordes de calor, chegando a 37,1ºC, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A primavera está ficando cada vez mais quente no Sudeste e no Centro-Oeste e o que muita gente tem se perguntado é como ficam as temperaturas no verão.

Segundo os meteorologistas, não teremos necessariamente um verão mais quente que a média. Primeiro é necessário entender porque estamos enfrentando essa onda de calor. A forte massa de ar seco que atuou no fim do inverno ganhou intensidade na capital. Com ela, a umidade relativa do ar não aumenta ao longo do dia pela ausência de frentes frias, o chamado bloqueio atmosférico. Sem nenhum sistema que provoque chuvas e nebulosidade, não há como barrar a elevação da temperatura, como acontece, por exemplo, quando há formação de nuvens.

O bloqueio deve durar até por volta dos dias 11, 12 e 13 de outubro. A partir daí, o vento deve romper o bloqueio atmosférico e amenizar as temperaturas no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e em Minas Gerais. Com o bloqueio desfeito, a previsão é de que chuvas consigam chegar até o Centro-Oeste e Sudeste, amenizando as temperaturas. Por isso, o verão não necessariamente será mais quente.

Continua após a publicidade

As previsões não são precisas, mas a estimativa é de que a estação mais quente do ano mantenha a média de outros anos ou até fique com temperaturas abaixo do esperado.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.