Aplicativo conecta vizinhos a rede de auxílio durante a quarentena
Rede social facilita comunicação entre moradores próximos para coordenar ajudas com pequenas tarefas e necessidades da vizinhança
Criada em 2015, a plataforma Tem Açúcar? é uma rede social feita para conectar vizinhos dispostos a ajudar moradores próximos que precisem de qualquer tipo de ajuda – de pequenos empréstimos ao compartilhamento de informações sobre o bairro ou apenas para procurar companhia durante exercícios físicos, por exemplo.
Com o surto do novo coronavírus, o app também passou a ser uma ferramenta útil para manter a comunicação da vizinhança e coordenar a divisão de tarefas, como compras em mercados e farmácias para o caso daqueles que fazem parte do grupo de risco e não devem sair de casa.
“Deixamos de ser uma plataforma que facilita empréstimos de objetos e expandimos nossa missão para uma rede social de vizinhos”, resume a CEO e fundadora do aplicativo, Camila Carvalho. Hoje, a criação da startup brasileira tem mais de dez mil vizinhanças utilizando a rede em todos os estados do Brasil, mas a maior base de usuários fica em São Paulo. E, após o surto da pandemia, o tempo de atividade no app mais que dobrou.
+ Assine a Vejinha por R$ 19,90 mensais.
“O Tem Açúcar?, assim como qualquer iniciativa de economia colaborativa, prospera muito em momentos de crise, quando as pessoas têm que buscar soluções alternativas para suprir suas necessidades”, acredita. “Muita gente se oferece para ajudar vizinhos em situação de risco a fazer compras, passear com o cachorro, até conversar, além de pedidos desses itens mais difíceis de encontrar, como luvas e máscaras, e informações sobre quais negócios no bairro estão funcionando.”
Com o sistema de home office implementado pelas empresas, Camila conta que também surgiram pedidos e empréstimos de itens para montar um escritório em casa. “Muitos foram pegos de surpresa, então já vi gente ganhando e emprestando monitores e teclados.”
O aplicativo é gratuito. Após baixá-lo, basta fazer um cadastro e começar a responder postagens dos vizinhos ou publicar pedidos novos. Nas postagens, é necessário indicar o raio de distância para definir a região contemplada pela “oferta”. Os usuários dessa região recebem uma notificação e podem respondê-la pelo chat. “Como se estivesse tocando várias campainhas ao mesmo tempo”, na definição do próprio site.
Para o período de quarentena, o app criou cartazes que podem ser impressos para indicar prédios e ruas que participam da rede de ajuda online. O material, disponível neste endereço, lista todas as instruções de saúde necessárias para evitar o contágio da Covid-19 e incentiva a ajuda entre vizinhos de forma segura.
O app está disponível para sistemas iOS e Android ou pelo site.