Chef Telma Shiraishi, do Aizomê, prepara boas marmitas japonesas
Os bentôs são vendidos tanto pelo restaurante quanto pela nova marca, a Bentô Box
Aos poucos, bares orientais de diferentes estilos estão aderindo ao bentô ou marmita japonesa (leia a matéria aqui) Entre os restaurantes, chama atenção o trabalho desenvolvido pela chef Telma Shiraishi, enviado à casa dos clientes em duas versões: em caixas de papel, que compõem as refeições da Bentô Box, nova marca com uma loja própria no aplicativo iFood, e em embalagens plásticas com divisórias para cada item, expedidas do Aizomê por sistema próprio de entrega ou pelo iFood. Na caixinha, todos os itens chegam dispostos sobre o arroz, o chamado donburi.
A minha pedida foi esse estojo grande e descartável. Ao abrir o pacote, senti como se tivesse voltado ao Japão, país onde passei o mês de janeiro de 2020. Esse tipo de refeição é encontrado em vários locais, em especial nas estações de trem — come-se durante a viagem. Provei as versões clássicas, o yakiniku (contrafilé laminado bem fininho, salteado com cebola e molho da casa; R$ 49,00) e o shogayaki (lombo suíno em fatias quase transparentes chapeado com cebola e molho de gengibre; R$ 45,00).
Os acompanhamentos, igualmente deliciosos, podem ser o arroz branco com uma ameixa salgada ou umeboshi, tsukemono ou picles de pepino, nabo amarelo, rabanete e berinjela com um toque picante, cogumelos e batata salteados com brotos do alho oriental, o hananirá, e o bifun (macarrão de arroz) com cenoura e edamame discretamente agridoce mais saladinha de repolho colorido, pepino, tomate-cereja e gengibre em conserva, o benishoga.
Além de pedidas para crianças, há ainda versões mais sofisticadas e servidas em caixas de laca retornáveis, com itens customizados e opções como black cod e atum com umê. Nesse caso, vale chamar de obentô, sempre com o prefixo, como se costuma dizer de maneira mais elegante.
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