Candido Portinari – Bíblica e Retirantes
Resenha por Laura Ming
![A Ressurreição de Lázaro: cena dramática A Ressurreição de Lázaro: cena dramática](https://gutenberg.vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/serie-biblica-a-ressureicao-de-lazaro.jpeg?quality=70&strip=info&w=800&w=636)
![Obra <em>Os Retirantes</em>, de Candido Portinari. Obra <em>Os Retirantes</em>, de Candido Portinari.](https://gutenberg.vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/retirantes.jpeg?quality=70&strip=info&crop=0px%2C0px%2C976px%2C664px&resize&w=1024&w=636)
Em 1941, ao ficar impressionado com Guernica, a famosa tela de Pablo Picasso, na época em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, Candido Portinari (1903-1962) decidiu trazer a força da pincelada cubista para seus trabalhos. O resultado pode ser observado na série Bíblica, composta de oito pinturas em tons de cinza, que retrata passagens do Novo e do Velho Testamento. A influência, tão clara, chega a sugerir certa falta de originalidade. Ainda assim, é tocante a dramaticidade de cada cena, em que sobram lágrimas e expressões de desespero, como em A Ressurreição de Lázaro (1944). As peças, exibidas no subsolo do Masp, aparecem junto de três obras da série Retirantes. Trata-se da mesma mostra que esteve em cartaz no Masp há pouco mais de um ano. São telas que valem ser vistas ou relembradas pela relevância do conjunto. A partir de 21/6/2014.